Messi? CR7? Brasil não fica para trás e também movimenta mercado

Saldo dos clubes brasileiros tende a ser positivo, tanto dentro, quanto fora de campo

atualizado 31/08/2021 18:35

Mike Hewitt - FIFA/FIFA via Getty Images

A janela de transferências de verão no Brasil já se encerrou e, com ela, a chance dos clubes da série A de trazerem jogadores que atuam fora do país. Porém, durante o tempo em que ficou aberta, muitos atletas aproveitaram para ingressar no futebol brasileiro, sejam velhos conhecidos, sejam de seleção ou, até mesmo, os que estreiam por aqui.

Durante o último período, foram 130 saídas e 123 reforços que desembarcaram no Brasil, sendo gastos 22,7 milhões de euros e arrecadados mais de 121 milhões de euros, segundo o site Trasnfermarkt.

As equipes que mais contribuíram para o saldo positivo foram o Flamengo, que vendeu o Gérson e Rodrigo Muniz por 33 milhões de euros, e o Grêmio, que recebeu 24 mi com as vendas de Pepê, Ruan, Léo Chú e César Pinhares.

Mesmo com a chegada de diversos “jogadores de grife” ao Brasil, os clubes souberam administrar os gastos e contaram com rescisões e fins de contato para aumentarem, consideralvemente, o nível de seu elenco.

O Corinthians, por exemplo, foi o que melhor contratou. Nada mais, nada menos do que dois participantes de Copa do Mundo, Willian, ex-Arsenal, e Renato Augusto, ex-Beijing Guoan, além de Roger Guedes, vindo também da China, e Giuliano, na Turquia, que já brilharam por aqui. Todos com altos salários, é verdade, mas a custo zero.

Outro craque que também veio para o Brasil foi o atacante Diego Costa, que escolheu o Atlético-MG, Naturalizado espanhol, o camisa 19 jogou o mundial do Brasil, em 2014, e o da Rússia, em 2018. Após muitos títulos na Europa, ele desembarcou no Galo e já balançou as redes em sua estreia, no empate de 1 x 1 contra o Bragantino, no domingo (29/8). Os mineiros também confirmaram a compra do lateral esquerdo Guilherme Arana, ouro nas Olimpíadas, nessa janela de transferência.

Outra equipe que apresentou um atleta que disputou a competição de seleções mais importante do mundo foi o Internacional. Os gaúchos foram até o Al-Rayyan SC, do Catar, e buscaram o argentino Gabriel Mercado. Entre tantas participações no time nacional, ele esteve no plantel que caiu nas oitavas de final para a França em 2018.

O Flamengo aproveitou a situação de alguns brasileiros para se reforçar. Com Renato Gaúcho, conhecido por recuperar atletas, o Rubro-Negro buscou Andres Pereira, do Manchester United, e Kennedy, do Chelsea. Ambos vieram por empréstimo e já estão à disposição. O primeiro, inclusive, marcou logo em sua estreia, a goleada por 4×0 sobre o Santos, no último sábado (28/8).

Entre tantos reforços, alguns já tiveram grandes momentos no Brasil e no mundo. Enquanto o Fortaleza contratou Lucas Lima, ex-Palmeiras, o América-MG fechou com Mauro Zárate, ex-Inter de Milão. O jogador que ganhou relevância jogando pelo Santos foi o camisa 10 na disputa da Copa América Centenário, em 2016. Já o argentino, não defendeu sua seleção, mas passou pelo atual campeão italiano, entre outras agremiações naquele país, e diversas equipes na Inglaterra. No auge de seus 34 anos, o veterano se juntou ao Coelho nesta semana.

Xodós

Palmeiras e São Paulo apostaram na volta de antigos xodós da torcida para a sequência da temporada. O alviverde teve a volta de Dudu, que passou menos de um ano no Al-Duhail SC, do Catar. O Porco também repatriou o lateral esquerdo Jorge, que ficou sem contrato após o término de seu vínculo com o Monaco, da França.

Já o Tricolor Paulista, contratou dois gringos por empréstimo. Primeiro, anunciou a volta do argentino Jonathan Calleri, que retorna aos atuais campeões paulista após quatro anos na Europa. Mesmo jogando apenas seis meses por aqui, ele virou ídolo da torcida, que, frequentemente, pedia a sua contratação. A equipe comandada por Hernán Crespo também fechou com Gabriel Neves, volante uruguaio que pertence ao Nacional-URU.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Mais lidas
Vídeos
Comprar ingresso para o jogo (Cruzeiro contra Chapecoense)
Últimas notícias