Órfãos da Terra: novela chega à reta final sem beijo do casal “Vamila”

Os fãs do folhetim de Thelma Guedes e Duca Rachid têm feito pressão pelo fim da censura nas redes sociais

TV Globo/ReproduçãoTV Globo/Reprodução

atualizado 20/09/2019 18:53

Com temas urgentes como a questão dos refugiados, a novela Órfãos da Terra surpreendeu com recordes de audiência no horário das 18h. Nas últimas semanas, porém, a trama escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid vem sendo alvo de críticas dos espectadores. O motivo: as cenas sem beijo do único romance gay do folhetim, vivido por Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anaju Dorigon).

No início de setembro, quando o casal emplacou na trama, o tão aguardado beijo das jovens já havia sido gravado. Contudo, nas vésperas da exibição, a produção optou por cortar a cena. A escolha do diretor Gustavo Fernandez revoltou os internautas. Nas redes sociais, não tardou a hashtag #Vamilasemcensura figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

As principais queixas dos fãs da novela, se devem ao fato de Órfãos da Terra invisibilizar a relação lésbica, enquanto as héteros aparecem sem pudores na telinha. “O jeito que o advogado engoliu a florista, e não pode beijo Vamila? Ah, me poupe!”, questionou  uma internauta, comparando o beijo censurado ao momento caliente entre Eva (Betty Gofman) e Rogério (Luciano Salles) no capítulo da última quinta-feira (19/09/2019).

“Eu fico chateado, porque outros casais desenvolvidos em dois dias, trocaram beijos praticamente assim que se conheceram. Já o LGBT não pode nem trocar carícias, pois o close da câmera é tão ridículo, que não dá nem para ver direito”, desabafou ou usuário do microblog.

A pressão popular parece ter surtido efeito. De acordo com notícia da jornalista Patrícia Kogut, nesta sexta-feira (20/09/2019), a equipe da novela reservou o momento especial para o dia do casamento das personagens, a sequência deve ir ao ar na reta final da novela.

Não é de hoje que a TV Globo tenta dar diversidade à sua teledramaturgia. Em 2014, nos últimos capítulos de Amor à Vida, o Brasil parou para ver o beijo de Félix (Matheus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). A antecessora de Órfãos da Terra, Orgulho e Paixão, rompeu a fronteira do tema no horário das seis e incluiu cenas quentes de Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) no roteiro.

O Metrópoles separou os mais comentados e marcantes beijos gays que estamparam as novelas da emissora carioca, relembre:

Últimas notícias