Gabriel Felipe, o gari-cantor do DF que viralizou nas redes sociais

O brasiliense se espelha na carreira de Gusttavo Lima, de quem é fã incondicional. "Ele também enfrentou dificuldades para vencer", diz

atualizado 06/10/2019 9:13

Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

“Às vezes os nossos sonhos são arrastados pelas dificuldades da vida.” Essa é a explicação de Gabriel Felipe de Moraes Melo, 23 anos, para dividir a aspiração de viver de música com o trabalho no Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). No último dia 7 de setembro, porém, a sorte sorriu para o jovem. Um vídeo gravado em Candangolândia (DF), com os colegas da firma, viralizou e reacendeu no brasiliense a esperança de se tornar um cantor conhecido e admirado por multidões.

Na imagem, Gabriel Felipe aparece uniformizado e cantando — a pedido dos colegas de trabalho — Fruto Especial, um clássico sertanejo da dupla Bruno & Marrone. O timbre grave e a afinação do “gari-cantor” chamaram atenção dos internautas e o vídeo alcançou, em menos de um mês, a marca de 1,8 milhão de visualizações.

“Foi uma surpresa para mim. Meu irmão, que é quem toca o violão ao meu lado, pediu para um amigo nosso gravar e nos mandar. Três dias depois, alguém me disse que eu estava famoso na internet”, conta Gabriel Felipe, que vem tentando agradecer o carinho recebido nos mais de 3 mil comentários no vídeo. “Estou tão feliz com esse reconhecimento. O mínimo que posso fazer é responder às pessoas”, acredita.

Sonho antigo

Criado em Planaltina (DF), Gabriel Felipe nutre o desejo de cantar desde a infância, influenciado pelo irmão mais velho, o violeiro Alexandre Moraes. “Eu sempre me espelhei nele”, lembra. O brasiliense fez de um tudo para realizar o objetivo de engatar uma carreira artística. Aos 14 anos, já acertava os shows e, com muito custo, convencia os amigos maiores de idade a acompanharem-no às apresentações – por vezes sem cachê, apenas para ter a oportunidade de mostrar seu talento aos fregueses das casas.

Não houve um dia em que Gabriel Felipe não tivesse de enfrentar desafios para manter vivo o sonho. Segundo ele, antes de comprar o primeiro violão, precisou capinar quatro lotes. “Fiz tudo na raça, na força de vontade”, ressalta.

Mas, aos 19 anos, cansado de ouvir muitos “nãos” e sem vislumbrar possibilidade alguma de sucesso, desistiu. Fez as malas e foi morar com a mãe na cidade de Palma de Maiorca, na Espanha. O que Gabriel Felipe não sabia é que tinha deixado a namorada grávida no Brasil. “Só depois de três meses lá, foi que ela me contou. Fiquei com aquilo na cabeça todo o tempo, chateado por não acompanhar a gestação. Quando minha filha nasceu, ela passou a me mandar fotos e, depois de um ano e sete meses lá, não aguentei. É muito triste um filho crescer sem o pai, então voltei”, revela.

De volta à terra natal e com a responsabilidade paterna, tratou logo de arranjar um emprego. “Eu queria e precisava trabalhar. Não importava a função. Quando passei no concurso para gari, fiquei feliz, pois teria uma renda mensal e poderia dedicar o restante do tempo a cantar”, afirma. Com a ajuda de um primo, chamado Cleide, conseguiu gravar em estúdio canções escritas enquanto ainda estava na Espanha.

A persistência já dava bons frutos quando o vídeo fez sucesso e o jovem ganhou a fama de gari-cantor na internet, apelido que ele pretende logo substituir. “Eu quero que me reconheçam como Gabriel Felipe, o cantor. Não tenho vergonha da atividade que exerço, pelo contrário. Sei que é um trabalho digno como qualquer outro e que posso servir de exemplo para quem está na mesma situação que eu. Mas meu sonho sempre foi ser conhecido apenas pelo meu talento e espero um dia conseguir”, considera.

0
Vida nova

O disco homônimo e autoral conta com seis faixas: Sofri Demais na Ilusão, Sai Tristeza, Sem Você, Ressaca, Solidão, Desejo e Não Vou Chorar Por Ela — esta última já disponível no Spotify. Além de um pot-pourri de sucessos do seu maior ídolo, Gusttavo Lima, como Na Hora de Amar e Tentei te Esquecer. “Um dos meus maiores sonhos é conhecer o Gusttavo [Lima]. Ele também lutou muito antes de estourar, passou por dificuldades. Será um dia de grande emoção para mim”, afirma Gabriel Felipe.

Enquanto não ouve suas composições nas rádios, o cantor aproveita a fama instantânea do vídeo que o apresentou aos brasilienses. “Já teve gente que me reconheceu e me parou na rua, pediu foto e autógrafo. Foi a melhor sensação da minha vida. É tudo que eu sempre quis, ser abordado na rua por pessoas que gostam da minha voz, das minhas composições. Espero conseguir crescer mais e mais na carreira”, conclui.

Show Gabriel Felipe
Dia 3 de novembro, no Espaço Bela Vista (Setor de Mansões de Taguatinga Sul). Ingressos: R$ 100 (com direito a open bar e open food). Local sujeito à lotação da casa. Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio. Não recomendado para menores de 18 anos

Mais lidas
Últimas notícias