Feminismo, humor e crimes: 10 podcasts para ouvir em 2021

Metrópoles elencou fez uma lista de programas que estão bombando no streaming para começar a ouvir este ano ou adicionar à playlist

atualizado 15/01/2021 20:18

10 podcasts para ouvir em 2021 e se render à era do áudio on-demandReprodução

O caminho é sem volta. Você decide experimentar no trajeto para algum lugar e, alguns dias depois, não consegue mais parar. Quando menos percebe, está indicando podcasts pra todo mundo que conhece. É o que dizem entusiastas dessa mídia, que vem se popularizando desde 2019 e teve recorde de novos títulos no segundo semestre do ano passado no Brasil.

Segundo um levantamento da State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil aparece no topo do ranking de nações onde a produção deste tipo de conteúdo on-demand mais cresceu em 2020, ultrapassando o consumo do Reino Unido e o Canadá.

Para além da escalada do streaming e da variedade de temas, a popularização da mídia pode ser explicada pela sensação de companhia que o áudio é capaz de reproduzir.

Ingrid Cancela, psicóloga que trabalha com a TopMed, uma empresa de atendimento à distância, acredita que, em tempos de isolamento, ouvir outras vozes é o mais próximo que podemos ter de contato com outras pessoas sem sair de casa. “A voz cria identificação afetiva. Do ponto de vista cognitivo, o som trabalha mais com a ideia de proximidade, enquanto as imagens têm mais ruídos e elementos que distraem”, explica.

0
Pra ouvir em 2021

Convencido a dar uma chance ao formato em 2021? O Metrópoles elencou 10 podcasts superlegais para adicionar à lista ou para iniciá-la este ano. Tem para todos os gostos — e podemos provar:

This Is Brazil
Com o ambicioso objetivo de “salvar o país de si mesmo”, discutindo atualidades a partir de áudios de WhatsApp, o podcast de humor This Is Brazil, apresentado por Pedro Duarte, de Salvador, e Nícolas Queiros, do Rio de Janeiro, ultrapassou a marca de 303 mil downloads únicos.

O programa foi lançado em março do ano passado, mas já é figura entre os 12 melhores do Brasil em 2020, segundo o Spotify. Além disso, ganhou o Memeawards, maior premiação de memes do mundo, com uma paródia audiovisual.

Poc de Cultura
Comandado por quatro publicitários – Caio Baptista, Felipe Bortolotto, José Melo e Hilário Júnior –, o Poc de Cultura é uma roda de conversa sobre determinado tema, sempre sob o olhar da comunidade LGBT.

Trazendo suas experiências pessoais e estudos, eles tratam sobre tudo: autoaceitação, gordofobia, modelos de relacionamento, racismo, entre outros.  São quatro homens cis, gays e, quando necessário, chamam algum convidado mais ligado ao tema, como uma pessoa trans, uma mulher lésbica ou um profissional da área.

Calcinha Larga
Calcinha Larga é um podcast apresentado pela escritora Tati Bernardi, a influenciadora brasiliense Helen Ramos  e a roteirista Camila Fremder, cujo intuito é abordar temas cotidianos na visão de mulheres maduras. Sempre com a presença de uma quarta voz – a convidada -, as mulheres conversam sobre maternidade, relacionamentos, vida profissional e feminismo em tom franco e bem humorado.

É nóia minha?
Olha ela de novo! Camila Fremder, do Calcinha Larga, também assina o É Nóia Minha?, outro podcast que vale a investida de 45 minutos. Nele, a podcaster divide com seus convidados todas as maluquices que passam pela sua cabeça. Se você é do tipo que perde o sono com pensamentos absurdos, certamente vai curtir.

Meteora Podcast
É um podcast quinzenal que debate temas diversos, protagonizado por mulheres de todos os estilos e gerações e tem como diferencial a empatia do público que se reconhece nessas vivências. Foi reconhecido pelo The Intercept e Mídia Ninja em 2019 como um dos melhores podcasts da atualidade.

É apresentado pela jornalista e empresária Cris Guterres e pela publicitária e mestre em comportamento do consumidor Renata Hilário.

Praia dos Ossos
Lançado em setembro de 2020 em doze plataformas, o podcast Praia dos Ossos, da produtora carioca Rádio Novelo, revolve os detalhes do assassinato da socialite mineira Ângela Diniz pelo empresário carioca Doca Street. O programa fez o maior sucesso, atingiu a marca de 1 milhão de downloads e vai virar série de tevê.

Filhos da Grávida de Taubaté
Se você gosta de humor, esse é podcast que vai fazer voce rir. Composto por Maíra Medeiros do canal Nunca Te Pedi Nada no YouTube, e o casal Edu e Fih do Diva Depressão, aqui você confere as fofocas do momento, bafos dos artistas e histórias pessoais, além de muita interatividade.

Podcastão
No Podcastão, Lela Gomes e Yas Campbell batem um papo super descontraído sobre as novidades e os dilemas do universo lésbico.

Siriricas
O Siriricas é um coletivo, podcast e plataforma de conteúdo feito por mulheres negras para mulheres negras. Seu maior intuito é fazer episódios que ajudem na construção do autoconhecimento e autoestima possibilitando novas perspectivas para essas mulheres.

Revisão Criminal
Em 2020, o Metrópoles lançou um podcast inédito sobre o julgamento de Adriana Villela, acusada de ser a mandatária de um crime que abalou a capital federal. Ela foi condenada pelo triplo assassinato do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, da esposa dele, a advogada Maria Villela, e da governanta do casal, Francisca Nascimento, em 2009.

Durante um ano, a repostagem ouviu as 103 horas de áudios do julgamento de Adriana no Tribunal do Júri e conversou com importantes testemunhas que, até então, pouco foram exploradas na cobertura da mídia e que despertam mais dúvidas do que certezas sobre o caso. Boa pedida para quem gosta de temas policiais e investigativos.

Mais lidas
Últimas notícias