25 anos: Galeria Expoarte movimenta o mercado das artes do DF

Espaço é gerenciado por três mulheres fortes: a fundadora Virgínia e suas duas filhas, Andrea e Lúcia

atualizado 27/11/2019 16:56

Myke Sena/Especial para o Metrópoles

No próximo dia 7 de dezembro, a Galeria Expoarte – um dos espaços artísticos mais tradicionais da cidade-museu –, completa 25 anos de atividade. Localizada no Brasília Design Center (Setor de Rádio e TVs Sul), a loja é a queridinha de colecionadores, arquitetos, decoradores e amantes das artes plásticas em geral, não só da capital federal, mas do país.

Inaugurada em 1994, a empresa familiar é comandada por três mulheres de pulso firme: a fundadora Virgínia Leonor Nunes Antero de Carvalho, e suas duas filhas, Andrea Antero de Carvalho Weyne, 46 anos, e Lúcia Nunes Antero de Carvalho, 43 anos. “A paixão por obras de arte acompanha a nossa família por gerações”, diz a matriarca.

Apesar de atualmente ocuparem posição de destaque no mercado das artes, as galeristas não esquecem o começo despretensioso, quando vendiam gravuras nas feiras da cidade. “Convivo com esse universo desde pequena, mas foi nas feiras de arte quando realmente me encantei pelo ofício e me descobri na profissão”, afirma Andrea.

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Da esquerda para a direita, as galeristas Andrea Antero de Carvalho Weyne, Virgínia Leonor Antero de Carvalho e Lucia Nunes Antero de Carvalho
Atendimento personalizado

De acordo com as sócias, os avanços tecnológicos e a facilidade das mídias digitais mudaram a maneira como os brasilienses consomem arte. “Nós adoramos receber as pessoas aqui, tomar um café, conversar sobre os artistas, mas hoje muitos preferem escolher as peças por meio da nossa página no Instagram”, conta Lúcia. Apesar disso, as galeristas se esforçam para manter o atendimento personalizado, característico da Expoarte.

“Fazemos questão de atender a todos pessoalmente. Vamos até a casa, buscamos entender o perfil das pessoas, levamos várias opções… Essa assessoria especializada é um dos principais fatores de termos clientes que nos acompanham desde o início”, ressalta Lúcia.

Mais que divulgar produtos à venda, as empreendedoras encontraram nas redes sociais uma maneira de manter a cena artística de Brasília viva. No quadro Expoarte em Pauta, Virgínia, Andrea e Lúcia entrevistam artistas renomados que permanecem movimentando o mercado. “Esse estímulo à arte também é nosso papel”, salienta Virgínia.

A data comemorativa é motivo de orgulho para mãe e filhas. “São poucas as galerias que construíram uma história e vão deixar um legado para a cidade como a nossa. É uma felicidade grande celebrar 25 anos”, conclui Andrea.

0

Galeria Expoarte
Localizada no Brasília Design Center, SRTV Sul 701. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 18h, e, aos sábados, das 10h às 14h. Informações: (61) 3322-3569

Últimas notícias