#VidasNegrasImportam: 10 filmes para refletir sobre o racismo

O Metrópoles separou produções, entre recentes e mais antigas, que discutem o racismo na sociedade

atualizado 02/06/2020 14:34

Reprodução

No último final de semana, o movimento #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam, em tradução livre) tomou conta das redes sociais após a morte do ex-segurança negro George Floyd, de 40 anos, asfixiado por um policial branco em Minnesota, nos Estados Unidos.

Em homenagem a George Floyd, protestos violentos tomaram conta dos Estados Unidos e abarcaram todos os países em prol do ex-segurança morto de forma cruel pelo policial Derek Chauvin. Ele está preso desde a última sexta-feira (29/5), na cidade de Minneapolis. No Brasil, o movimento também ganhou força, lembrando a morte de vários negros, entre eles, o menino João Pedro, morto no quintal de casa.

Nas redes sociais, a tag reuniu uma série de momentos marcantes do cinema que mostram de forma clara o que é ser negro em meio à uma sociedade racista. Uma das cenas mais utilizadas é do seriado Grey’s Anatomy, de Shonda Rimes, onde a Dra. Bailey e o marido, Ben Warren, explicam para o filho Tuck, de 13 anos, como agir caso seja abordado por policiais.

Para quem ainda precisa entender melhor o que é o racismo, o Metrópoles separou 10 filmes que fazem refletir sobre, desde clássicos até produções mais recentes.

Confira:

0

Últimas notícias