EUA: policial responsável pela morte de George Floyd é preso

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Derek Chauvin é visto ajoelhado no pescoço de homem; morte causou revolta em Minneapolis

atualizado 29/05/2020 15:08

George FloydAbdulhamid Hosbas/Anadolu Agency via Getty Images

Derek Chauvin, policial que é visto ajoelhado no pescoço de George Floyd até que o homem morresse por asfixia, foi preso nesta sexta-feira (29/05), na cidade de Minneapolis, Estados Unidos. A notícia foi divulgada por John Harrington, comissário do Departamento de Segurança Pública de Minnesota.

O episódio, que aconteceu na segunda-feira (29/05), causou revolta. Diversas celebridades foram às redes sociais pedindo o fim da brutalidade e racismo policial. Na cidade de Minneapolis, a população realizou protestos, que resultaram em incêndios, depredação de patrimônio público e saques de lojas. Uma equipe de reportagem da CNN foi presa por policiais.

Situação semelhante aconteceu em outras cidades. Em Louisville, houve troca de tiros, e sete pessoas ficaram feridas.

Chauvin trabalhou na força policial de Minneapolis por 19 anos. Logo após o episódio, ele e outros três policiais — Tou Thao, Thomas Lane e J. Alexander Kueng — envolvidos na prisão e subsequente morte de George Floyd, foram demitidos. Ainda não há relatos se os outros ex-policiais também foram presos.

0

Últimas notícias