metropoles.com

Manifestações afetam trânsito no Eixo Monumental nesta quarta-feira

Dia recebe atos de motoristas de transportes alternativos e da Marcha do Movimento Nacional de População de Rua

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
vans, transporte alternativo, manifestação
1 de 1 vans, transporte alternativo, manifestação - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Uma carreata de cerca de 300 motoristas de transportes alternativos complica o trânsito de veículos no Eixo Monumental na manhã desta quarta-feira (21/08/2019). Em decorrência do evento, que teve início às 9h, o tráfego sofreu alterações. Mesmo assim, não houve como evitar engarrafamento que chegou a quatro quilômetros na via. No começo do dia, a entrada da L4 Norte chegou a ficar fechada por 20 minutos, mas foi desobstruída pela Polícia Militar (foto de destaque).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), ônibus, micro-ônibus e vans participam do protesto em defesa da revogação da Lei 13.855/2019, sancionada em julho pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro. Pelas regras, a partir de outubro,  motoristas que fizerem transporte escolar não autorizado e transporte remunerado irregular de pessoas ou bens passarão a cometer infração gravíssima.

A expectativa é que o grupo deixe o estacionamento da arena e siga pela via S1. Para evitar conflitos, a SSP-DF fez o bloqueio parcial da pista, na altura da Catedral. Depois, os veículos devem retornar e continuar pela via N1, até parada próxima ao Teatro Nacional.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realiza o controle do tráfego nas imediações do evento, e o efetivo da Polícia Militar (PMDF) será reforçado.

Outro ato

No período da tarde, a partir das 13h, o Museu da República receberá ato organizado por participantes da Marcha do Movimento Nacional de População de Rua. Está previsto que os manifestantes deixem o acampamento, no Pavilhão de Exposições, às 14h.

Do pavilhão, o grupo irá atravessar a via S1, para ocupar as duas faixas mais próximas ao canteiro central. Segundo a SSP, nesse momento, a via S1 ficará bloqueada para o trânsito de veículos, na altura do museu. Os participantes devem seguir até a ligação entre as vias S1 e N1 anterior à Alameda dos Estados.

Confira como será a dinâmica da marcha:

PMDF/Divulgação

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?