Vacinação contra gripe: 2º dia tem filas e mais pontos drive-thru

Esquema de imunização para idosos em carros foi ampliado nesta terça-feira. No total, 14 postos oferecem o serviço

Drive-thru da vacinação na UBS de TaguatingaHugo Barreto/Metropoles

atualizado 24/03/2020 11:33

O início do segundo dia de vacinação contra a gripe influenza e H1N1, na manhã desta terça-feira (24/03), é marcado por filas de carros e grande movimentação de idosos nos postos de vacinação (veja a lista completa) do Distrito Federal.

Nesta terça-feira (24/03), a vacinação na capital da República ocorre em 128 salas localizadas em todas as regiões administrativas. Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J devem ir aos endereços a fim de se imunizarem contra a doença.

Importante destacar que a vacinação é feita por calendário. Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc.) da seguinte forma:

– 24/03 — Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

– 25/03 — Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

– 26/03 — Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S e T

– 27/03 — Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Para evitar aglomerações, o drive-thru, criado pela Secretaria de Saúde do DF para o idoso que for de carro, foi ampliado. No total, 14 pontos oferecem o serviço especial de imunização.

Confira as unidades com drive-thru disponível:

  • Região Sul – UBS 1 do Gama (Setor Sul, Quadra 12)
  • Região Oeste – UBS 5 da Ceilândia (QNM 16, Módulo F, Área Especial) e mais dois postos volantes no Sol Nascente: na Vila Olímpica e na Escola Classe 66
  • Região Centro Sul – UBS 1 do Núcleo Bandeirante (Área Especial 3, 3ª Avenida), UBS 1 do Riacho Fundo (QN 7, Área Especial nº 9), UBS 3 do Guará 2 (QE 38 Área Especial) e UBS 2 do Guará 2 (QE 23 Área Especial C)
  • Região Central – UBS do Lago Norte (Setor de Habitações Individuais Norte, QI 3) e UBS 2 da 114 Norte (EQN 114/115 AE)
  • Região Leste – UBS Lago Sul (SHIS QI 21)
  • Região Sudoeste – UBS 1 de Taguatinga (QNG, AE 18/19) e UBS 12 de Samambaia (Quadra 210 conjunto 22)
  • Região Norte – UBS 2 de Sobradinho Escola Classe 15 (Quadra 3, AE ½, Sobradinho)

Postos cheios

Imagens de brasilienses enviadas ao Metrópoles mostram postos de vacinação lotados. Por volta das 6h30 da manhã, as filas começaram a se formar na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Cruzeiro Velho, no Lote 4 do Setor Escolar, na UBS 1 da 612 Sul, na UBS 3 do Guará II e na UBS 1 da QI 21 do Lago Sul.

Veja o vídeo registrado por um leitor, às 7h10, da fila de carros no posto de vacinação do Lago Sul:

Para evitar aglomerações em lugares fechados, a vacinação está sendo feita nas áreas externas dos postos. Assim como no primeiro dia de vacinação, as pessoas tentavam manter distância de pelo menos um metro entre eles, para não contrariar as recomendações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal de não se formar aglomerações nas filas para evitar a contaminação do novo coronavírus.

O indicado para quem ficar em pé na espera é de se manter a dois metros de distância da pessoa na frente. Por fim, é importante destacar que a vacina não é contra o novo coronavírus. Porém, é fundamental para outras doenças com sintomas gripais.

Últimas notícias