Vacinação de idosos contra gripe: veja lista de drive-thru no DF

Por conta do isolamento social sugerido por especialistas contra o coronavírus, GDF implementou serviço em oito regiões administrativas

atualizado 23/03/2020 13:45

Drive-thru da vacinação na UBS de TaguatingaHugo Barreto/Metropoles

No primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal criou um esquema especial de imunização, com medidas para evitar a aglomeração de pessoas e impedir a proliferação do novo coronavírus entre a população.

Por causa do isolamento social sugerido por especialistas e governantes, uma série de alterações no protocolo será aplicada em 2020. Oito postos de vacinação da capital da República estão funcionando com esquema de vacinação drive-thru para o idoso que for de carro ser imunizado sem descer do veículo e manter contato com outras pessoas.

O serviço está disponível nas seguintes unidades:

  • Região Sul – UBS 1 do Gama (Setor Sul, Quadra 12)
  • Região Oeste – UBS 5 da Ceilândia (QNM 16, Módulo F, Área Especial)
  • Região Centro Sul – UBS 1 do Núcleo Bandeirante (Área Especial 3, 3ª Avenida), UBS 1 do Riacho Fundo (QN 7, Área Especial nº 9), e UBS 3 do Guará (QE 38 Área Especial)
  • Região Central – UBS do Lago Norte (Setor de Habitações Individuais Norte, QI 3) e UBS 2 da 114 Norte (EQN 114/115 AE)
  • Região Sudoeste – UBS 1 de Taguatinga (QNG, AE 18/19)

Veja imagens:

0

A primeira etapa de vacinação é exclusiva para pessoas 60 anos ou mais e profissionais da área de saúde. Mais de 2 milhões de pessoas devem ser vacinadas nesta fase. A estimativa é imunizar 1,8 milhão de idosos.

A vacinação foi antecipada de 22 de maio para 23 de março devido ao avanço dos casos de coronavírus. A vacina não protege contra a Covid-19, mas vai auxiliar os profissionais de saúde na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico da doença.

Primeiro dia

O DF registrou grandes filas de idosos no primeiro dia de vacinação. Desde as primeiras horas do dia, o grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde) formou filas em diversos endereços da capital da República a fim de se imunizar contra a gripe.

Confira as imagens abaixo:

0

Importante destacar que a vacinação é feita de acordo com calendário. Nesta primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27 de março, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc) da seguinte forma:

– 23/03 — Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E

– 24/03 — Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

– 25/03 — Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

– 26/03 — Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T

– 27/03 — Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Reclamações

No posto da 612 Sul, mesmo com a orientação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal de não formar aglomerações nas filas para evitar a contaminação do novo coronavírus, o Metrópoles flagrou as pessoas muito próximas uma das outras.

A situação foi agravada por causa da chuva. Na 514 Sul, ela fez com que todos se espremessem para procurar abrigo. Na Rua 13 Sul, em Águas Claras, idosos também formaram fila em frente ao posto.

Os idosos tentavam manter distância de pelo menos um metro entre si, para não contrariar as recomendações. O indicado para quem fica em pé na fila é se manter a dois metros de distância das outras pessoas.

Quem estava na fila também reclamou de muita desinformação quanto ao drive-thru de vacinação. Na 612 Sul, por exemplo, uma profissional que organizava afirmou que o serviço estava disponível na 514 Sul. Outra disse que era na 612 Sul.

Últimas notícias