Vacina contra gripe acaba em postos do DF no 1º dia de campanha

Na manhã desta segunda-feira não havia mais doses em dois lugares. Secretaria de Saúde garante que novos lotes vão para pontos hoje ainda

atualizado 23/03/2020 13:22

Vacinação contra gripe posto 612 SulRafaela Felicciano/Metrópoles

Pessoas com mais de 60 anos que fazem parte da primeira etapa de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1 relataram ao Metrópoles, na manhã desta segunda-feira (23/03), que as doses acabaram por volta das 10h, em pelo menos dois postos de vacinação do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde garantiu que novos lotes serão direcionados aos postos e os idosos podem voltar ao local nesta terça-feira (24/03), caso não tenham sido vacinados.

Os idosos que chegaram duas horas após o início da campanha não conseguiram se vacinar e tiveram que procurar outros postos. As vacinas acabaram em unidades básicas de saúde da QE 38 do Guará 2 e da QL 20 do Lago Sul.

Confira fotos dos locais de vacinação:

0

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a pasta recebeu do Ministério da Saúde 60.800 doses da vacina contra a influenza no primeiro lote. Devido à alta demanda apresentada nesta segunda nas unidades do DF podem ocorrer faltas pontuais em alguns locais.

“O GDF já recebeu hoje (segunda-feira) um novo lote com 72 mil doses e as unidades básicas de saúde serão reabastecidas a partir de 12h. A previsão dada pelo Ministério da Saúde é de que os lotes sejam encaminhados semanalmente”, diz trecho da nota enviada pela pasta. O esquema e a rotina de vacinação continuam iguais. nos postos.

No DF, a estratégia adotada prioriza os idosos esta semana por ordem alfabética e tem o objetivo de evitar aglomerações e promover maior controle das doses a serem aplicadas.

Importante destacar que a vacinação é feita por calendário. Nessa primeira semana, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética nas datas de 23 a 27 de março, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc.) da seguinte forma:

– 23/03 — Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E

– 24/03 — Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J

– 25/03 — Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O

– 26/03 — Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T

– 27/03 — Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

“Apelamos aos idosos que obedeçam a orientação determinada, exceto os casos de marido e mulher que mesmo tendo os nomes começados com letras diferentes podem ser atendidos no mesmo dia. Destacamos ainda que neste ano também teremos a vacinação feita dentro dos veículos, nos postos que estão habilitados para esta modalidade. Se todos colaborarem não termos aglomerações nem tumultos”, destacou.

Há oitos postos em que os idosos podem se vacinar pelo drive thru (sem precisar sair do carro). Confira:

  • Região Sul – UBS 1 do Gama (Setor Sul, Quadra 12)
  • Região Oeste – UBS 5 da Ceilândia (QNM 16, Módulo F, Área Especial)
  • Região Centro Sul – UBS 1 do Núcleo Bandeirante (Área Especial 3, 3ª Avenida), UBS 1 do Riacho Fundo (QN 07, Área Especial nº 09), e UBS 3 do Guará (QE 38 Área Especial)
  • Região Central – UBS do Lago Norte (Setor de Habitações Individuais Norte, QI 3) e UBS 2 da 114 Norte (EQN 114/115 AE)
  • Região Sudoeste – UBS 1 de Taguatinga (QNG, AE 18/19)

Últimas notícias