metropoles.com

A dieta ficou cara? Veja dicas para baratear o plano de emagrecimento

Optar por alimentos sazonais, comprar em feiras e aproveitar as ofertas dos mercados são algumas sugestões

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
ceasa
1 de 1 ceasa - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Muita gente diz que para fazer dieta é preciso preparar o bolso. Nem sempre essa máxima é verdadeira. É certo que muitos planos alimentares estão recheados de suplementos e alimentos difíceis de encontrar e que, por isso, saem mais caros. No entanto, é possível usar algumas estratégias para que a conta do regime fique mais barata.

A nutricionista Izabela Zago, que atende na clínica Go Nutri, recomenda diminuir o consumo de produtos industrializados – mesmo os que tenham diet e light no rótulo – e apostar na chamada “comida de verdade”. “Alimentos que encontramos em feiras e em promoções nos mercados, além de serem mais saudáveis, são mais baratos”, explica.

Outra saída são as substituições. Ela sugere, por exemplo, diminuir o consumo de carne e frango e aumentar o de sardinha e ovos. Também recomenda que as pessoas busquem informações sobre quais são as frutas e verduras sazonais pois os preços costumam estar melhores durante a safra.

“Estamos na época de colheita do morango, que é uma ótima opção de fruta para dietas. Podemos inserir também a acerola e a pitanga e, em breve, entraremos na época das jabuticabas. Outra adaptação é usar o baru (castanha encontrada no cerrado) no lugar de oleaginosas mais caras, como as nozes e as amêndoas”, afirma.

Evitar o desperdício é outro conselho importante. A nutricionista afirma que o planejamento das compras e das refeições garante economia. “A gente gasta muito quando sai sem a lista do que precisamos de fato comprar”, afirma. Cozinhar os alimentos para uma semana inteira, o que pode ser feito com arroz, feijão, sopas e verduras, ajuda a gastar menos.

Em relação à suplementação, a nutricionista Beatriz Fausto, da Clínica Corporeum, sugere saídas mais econômicas como aumentar, por exemplo, o consumo de ovos cozidos ou fazer vitaminas de frutas que tenham a banana como base. “O whey protein nada mais é do que a proteína do ovo, por isso pode ser substituído aumentando o consumo de carnes ou até mesmo de ovo cozido. Quanto à banana é versátil e dá consistência às receitas”, afirma.

Veja na galeria algumas dicas das nutricionistas:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?