Na Mira

Amigo diz que gravou briga de Pedro Turra para mostrá-lo se defendendo. Veja vídeo

Em depoimento, amigo justificou vídeo dizendo que, “se sobrasse alguma coisa disso”, ele queria “mostrar que o Turra estava se defendendo”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
Briga de adolescentes em Vicente Pires acaba em morte cerebral - Metrópoles
1 de 1 Briga de adolescentes em Vicente Pires acaba em morte cerebral - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Um jovem de 19 anos que filmou a briga entre o ex-piloto da Fórmula Delta Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, e Rodrigo Castanheira, 16, disse à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que não interviu em nenhum momento porque queria gravar o amigo “se defendendo” do adolescente.

Veja:

Nesta quarta-feira (11/2), o vídeo do interrogatório passou a circular nas redes sociais (assista acima). O depoimento foi colhido na 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires), em 23 de janeiro – um dia após a confusão.

No vídeo, o amigo de Pedro, que também tem 19 anos, alegou inicialmente que teria tentado, sem sucesso, separar a briga. Contudo, o delegado refutou a argumentação, ressaltando que em nenhum momento da filmagem ele tenta entrar no meio da confusão.

O delegado então reforçou a pergunta, e o jovem respondeu que “não sabia” o porquê de não ter separado. Depois, justificou dizendo que, “se sobrasse alguma coisa disso”, ele queria “mostrar que o Turra estava se defendendo”.


Entenda o caso:

  • Pedro Turra e Rodrigo Castanheira se envolveram em uma briga na noite de 22 de janeiro, em Vicente Pires (DF);
  • Pedro teria jogado um chiclete mascado em um amigo e o adolescente respondeu que não deixaria barato se a situação tivesse ocorrido com ele;
  • Em seguida, a briga começou. Vídeos gravados por testemunhas mostram Pedro e Rodrigo se agredindo mutuamente;
  • Em certo momento, o piloto dá um soco que faz o rapaz bater a cabeça em um carro. Ele parece perder as forças, e colegas, enfim, separam a briga;
  • Gravemente ferido, o menor que bateu a cabeça no carro foi levado ao Hospital Brasília, em Águas Claras. Ele vomitou sangue ao ser socorrido e sofreu uma parada cardiorrespiratória de 12 minutos;
  • Pedro Turra foi preso um dia após a briga, mas solto ao pagar uma fiança de R$ 24 mil. Após a repercussão do caso, novas denúncias contra o piloto foram feitas e a Justiça determinou a prisão preventiva dele;
  • O piloto foi encaminhado ao Complexo Penitenciário da Papuda por lesão corporal gravíssima;
  • Após 16 dias internado Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Brasília em Águas Claras, o adolescente morreu nesse sábado (7/2);
  • Com a morte de Rodrigo, pode ocorrer a reclassificação do crime para lesão corporal seguida de morte, crime mais grave, com pena que pode chegar a 12 anos de prisão.

“Narrativa favorável”

A Justiça do Distrito Federal já havia autorizada desde o dia 30 de janeiro a quebra de sigilo de dados telemáticos contra Pedro e dois amigos próximos no curso da investigação que apura o caso. Um desses amigos é o que afirmou a autoria da gravação.

Segundo a decisão, mensagens trocadas entre Pedro Turra, M.P.G e I.V.P indicam que os investigados teriam se comunicado para ajustar uma narrativa favorável ao agressor, logo após o episódio de violência.

O juiz destacou que os relatos prestados por M.P e I.V à polícia apresentam semelhança relevante, especialmente no esforço de transferir à vítima a responsabilidade pelo início da agressão, alegando suposta provocação e a existência de um canivete, versão que, até o momento, não encontra respaldo técnico nos autos.

Em uma nota publicada, a defesa do adolescente agredido já havia pedido pela responsabilização daqueles que estavam presentes no momento da briga e não impediram o avanço dos ataques.

“O grupo que frequentemente circula junto ao acusado e que foi ouvido como testemunha não pode ser isentado de responsabilidade por omissão”, afirmou o advogado Albert Halex.
Amigo diz que gravou briga de Pedro Turra para mostrá-lo se defendendo - destaque galeria
3 imagens
Rodrigo morreu nesse sábado (7/2), após duas semanas na UTI
Amigos, familiares, pessoas públicas e instituições ligadas ao jovem prestaram homenagens
Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, 16 anos
1 de 3

Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, 16 anos

Redes sociais
Rodrigo morreu nesse sábado (7/2), após duas semanas na UTI
2 de 3

Rodrigo morreu nesse sábado (7/2), após duas semanas na UTI

Reprodução
Amigos, familiares, pessoas públicas e instituições ligadas ao jovem prestaram homenagens
3 de 3

Amigos, familiares, pessoas públicas e instituições ligadas ao jovem prestaram homenagens

Foto: Reprodução/Instagram

“Soco foi causa da morte”

Nas redes sociais, Albert Halex informou que a família teve acesso ao prontuário médico e que dados preliminares “indicam ausência de relação entre causa do falecimento e o veículo mencionado”. A publicação foi feita nesta quarta-feira (11/2).

“Ressaltamos que todos os traumas e as cirurgias foram realizados no lado esquerdo do crânio de Rodrigo, local do soco, enquanto soco desferido pelo agressor apresentou impacto de altíssima intensidade, com força considerada descomunal.”

Ao Metrópoles o advogado declarou ainda que não há qualquer lesão no lado direito da cabeça do adolescente, lado que, segundo versões apresentadas anteriormente, teria atingido o carro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?