*
 

Uma semana após parte do viaduto da Galeria dos Estados desabar no Eixão Sul, o Metrópoles teve acesso a novas imagens, que mostram o desastre por dentro.

As fotos foram feitas por um operário trabalhando na recuperação do viaduto. Nelas, é possível ver como os quatro carros que estavam estacionados embaixo da edificação foram amassados devido ao peso da peça de concreto.

Confira as imagens:

 

Nessa segunda-feira (12/2), o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto, disse que, se a estrutura puder ser recuperada, a área poderá ser liberada em 40 dias. Mas, se uma demolição for necessária, o tempo de conclusão do empreendimento será bem maior e pode demorar oito meses. Tudo vai depender de análise do material do elevado.

Amostras do viaduto serão encaminhadas para a Universidade de Brasília (UnB) e devem levar cerca de uma semana para serem estudadas. Só então será possível definir se haverá demolição total ou recuperação do elevado.

Obras a todo vapor
Desde sábado (10), cerca de 100 homens por turno estão no local, para reforçar as estruturas da galeria e pavimentar as duas alças por onde os carros acessarão o Eixão Sul. A esperança da Novacap é poder restaurar o viaduto, pois o transtorno à população brasiliense seria menor do que uma demolição para reconstruir tudo “do zero”.

Até a quinta-feira (15), além de limpeza, a região receberá tapumes para evitar o contato dos pedestres com as estruturas em obras. Uma equipe da Novacap também permanecerá na área, fazendo a análise continuada das vibrações, a fim de garantir que a localidade permanecerá segura. “Se fosse para cair mais alguma parte, já teria acontecido. No momento, o que temos é um local seguro”, garantiu Júlio Menegotto.

Asfaltamento concluído
As alças de acesso ao Eixão Sul também devem ser liberadas até a quinta-feira. A previsão é que isso ocorra após o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e o Departamento de Trânsito (Detran) pintarem as faixas de rolamento e colocarem a sinalização. A parte asfáltica das obras das novas ligações dos Eixinhos com o Eixão Sul, nos arredores do viaduto da Galeria dos Estados, foi finalizada nessa segunda-feira (12).