DF volta ao primeiro lugar em ranking de isolamento social

De acordo com empresa de software que faz o levantamento, 56,31% dos brasilienses ficaram em casa no último sábado

atualizado 13/04/2020 8:39

O Distrito Federal voltou a liderar o ranking de isolamento social no país no combate ao novo coronavírus. A unidade federativa chegou a cair para o quarto lugar na última sexta-feira (10/04). Entretanto, já no sábado, voltou ao primeiro lugar.

Mesmo assim, o índice não é para se comemorar. Segundo o site do software In Loco, 56,31% dos brasilienses permaneceram em casa naquele dia, seguido de perto pelos goianos (56,12%). Em seguida, vinham os cearenses (55,67%) e os amazonenses (55,18%).

Confira o ranking do dia 11 de abril:

Ranking Dos Estados (1) by Leonardo Meireles on Scribd

O levantamento é realizado por meio de uma base de dados com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. A partir daí, a empresa criou o Índice de Isolamento Social. Segundo os responsáveis pelo site, não há qualquer tipo de identificação dos usuários, somente a localização.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o isolamento social como meio de combater o contágio do novo coronavírus. O índice ideal é de 70%. Michael Ryan, diretor de crise do órgão, afirmou que “é preciso que os países comecem a levar a sério o que estão fazendo”.

Aumento de casos

No DF, a Covid-19 ganha espaço nas regiões administrativas afastadas do centro de Brasília. As maiores taxas de crescimento da doença, segundo o mais recente boletim da Secretaria de Saúde, foram verificadas em Ceilândia, Santa Maria e Taguatinga.

Segundo levantamento do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, a região administrativa com a maior quantidade de infectados ainda é o Plano Piloto, com 166 pessoas diagnosticadas. Em seguida, Águas Claras (64) e Lago Sul (62).

As três localidades estão entre as que têm a maior renda média no Distrito Federal. Isso acontece porque o coronavírus é importado, ou seja, os primeiros casos da Covid-19 surgiram em pessoas que chegaram do exterior.

De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Saúde divulgado na noite de domingo (12/04), o número de infectados com coronavírus no Distrito Federal subiu para 618. São quatro casos a mais do que o registrado pela manhã do mesmo dia.

Há 56 pacientes internados e 33 estão em unidades de terapia intensiva (UTIs). O número de óbitos se manteve estável: 14.

Últimas notícias