metropoles.com

DF abre licitação de projeto para acabar com enchentes no Plano Piloto

Drenar DF promete construir ampla rede de drenagem pluvial complementar ao sistema atual, para resolver o problema de enxurradas na região

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/ Metrópoles
Tesourinha-da-209210-e-309310-alaga-após-chuva-forte-em-brasília-12-2
1 de 1 Tesourinha-da-209210-e-309310-alaga-após-chuva-forte-em-brasília-12-2 - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

Na intenção de solucionar o problema histórico de alagamentos e enxurradas no Plano Piloto durante o período de chuvas, a Terracap publicou nesta quinta-feira (24/6), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), licitação para contratar empresas que executem as obras de engenharia – divididas em cinco lotes – para a implantação da infraestrutura de drenagem na região.

A ideia do GDF é construir uma ampla rede de drenagem pluvial complementar ao sistema já existente. Batizado como “Drenar DF“, as obras começarão pela Asa Norte.

A solução prevê nova tubulação que começará nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha e descerá à via L4 Norte e, depois, ao Lago Paranoá. Passará paralela às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando com o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte até chegar à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.

“A drenagem do Plano Piloto foi projetada e executada quando nasceu a cidade. Sessenta anos depois temos outra situação, alterações diversas que exigem uma nova rede de captação de águas pluviais. Um projeto moderno, contemplando toda a região, trará conforto e segurança para transitar em época de chuvas a essa população que tanto já sofreu com inundações”, explica o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior.

Ao todo, são 7,68 km de túneis. O projeto foi aprovado na Novacap com obras de escavação e estruturação da nova rede subterrânea – entre 12 m e 15 m de profundidade – com danos mínimos ao trânsito e à fluidez do dia a dia da população.

Para receber as águas das chuvas da Faixa 1 e 2 Norte, ao fim do percurso, será construído um reservatório de qualificação de água pluvial. Implantado em uma área de 36 mil m², dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, o reservatório funcionará como uma lagoa e terá volume útil de 70 mil m³ de água, podendo chegar ao volume máximo de armazenamento de 96 mil m³.

“A lagoa será de quantidade e qualidade, responsável por decantar as impurezas, permitindo a retenção da sujeira carregada pelas águas da chuva, objetivando a melhoria da qualidade da água lançada no Lago Paranoá”, explica o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho.

Veja imagens de enxurradas na Asa Norte:

0

O período entre novembro e março costuma registrar diversos alagamentos e enxurradas na Asa Norte. Em fevereiro deste ano, a chuva provocou transtornos em diversos pontos da região. Algumas tesourinhas, como na altura da 209/210, ficaram debaixo d’água. Os elevados passaram por recentes obras estruturais.

Confira imagens:

0

À época, outras vias do Planto Piloto ficaram tomadas pela água. Houve registros de alagamentos nos eixos L e W e na W3. Na L2 Norte, o Metrópoles flagrou o momento em que bombeiros retiraram um ônibus da via. O veículo atolou na lama ao tentar passar pelo canteiro central.

Veja: 

0

Na 402 Norte, a água invadiu carros estacionados na rua e tomou conta das garagens subterrâneas de alguns prédios.

Veja:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?