Projeto destina R$ 100 milhões para tentar acabar com enchentes no Plano

O Águas do DF entrará em processo de licitação para renovar e ampliar rede de drenagem da Asa Norte até a Asa Sul

atualizado 31/08/2020 11:46

chuvaFoto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O GDF, por meio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), está com o projeto Águas do DF pronto para entrar em licitação, no valor de R$ 100 milhões. O objetivo é acabar com os problemas de enchente recorrentes no centro de Brasília.

Serão construídos três canais e bacias de captação. Uma nova rede de drenagem e a ampliação da atual pretendem acabar com os alagamentos no Plano Piloto. A primeira etapa atenderá o início da Asa Norte, considerada a área mais problemática.

0

Atualmente, a iniciativa está em análise de orçamento, elaboração do termo de referência e edital para lançar a licitação. No fim, serão construídos 4,83 quilômetros de rede de drenagem entre as quadras com finais 1 e 2, com capacidade para receber as águas das chuvas de uma área de cerca de 9 km².

A obra vai começar perto do do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e seguirá para a L4 Norte. No caminho, ficará sob as quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 201/202 e 402, além das vias L2 (Sul e Norte), até chegar à L4 Norte, no Setor de Embaixadas Norte.

A promessa é de que todo o trabalho será subterrânea e sem atrapalhar o trânsito.

A segunda etapa ampliará o escoamento ainda na Asa Norte, entre as quadras 910/911 e 610/611, ainda em fase de elaboração. O outro vai da Quadra 911 Sul, no limite com o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, até o Parque Ecológico da Asa Sul, na 611. No local também será erguida uma bacia de qualidade. (Com informações da Agência Brasília)

Últimas notícias