metropoles.com

Covid: manifestação com cortejo fúnebre no DF lembra 300 mil mortos

Com rosas brancas nas mãos, grupo segurava caixão com o mapa do Brasil, simbolizando todos os atingidos pelo coronavírus no país

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Cortejo fúnebre organizado pelo Conselho de Saúde do DF em protesto pelas mais de 300 mil mortes por Covid-19 no Brasil
1 de 1 Cortejo fúnebre organizado pelo Conselho de Saúde do DF em protesto pelas mais de 300 mil mortes por Covid-19 no Brasil - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) junto com o Conselho de Saúde do DF,  Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato dos Odontologistas fizeram cortejo fúnebre nesta quinta-feira (25/3), na Praça dos Três Poderes, em homenagem aos 300 mil mortos pela Covid-19 no Brasil.

A presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, ressaltou que o ato não tinha o propósito de formar aglomerações, mas que o pequeno grupo se reuniu em nome de todo o Brasil. “Essas 300 mil pessoas não são números. Passamos uma mensagem de luto com esperança de mudança na condução da pandemia”, disse.

O grupo estava com rosas brancas nas mãos e segurava um caixão com o mapa do Brasil, simbolizando todos os atingidos pelo coronavírus no país.

0

 

Em nota, o Conselho Nacional de Saúde do DF lembrou que o governo deve pagar pelos crimes que cometeu: “Precisamos que esse cenário de tristezas seja revertido em força e indignação para cobrarmos das autoridades políticas e dos nosso gestores públicos uma real mudança”.

Segundo o Sindicato dos Enfermeiros, o ato buscou representar o luto dos brasileiros pelas mortes e a luta pela vida. “Foi pesado emocionalmente. Estamos tristes e não podemos perder a empatia”, enfatizou Dayse Amarílio, presidente da entidade.

Nesta quarta (24), pouco mais de um ano após a primeira morte por Covid-19 no Brasil, o país alcançou a triste marca de 300.675 óbitos pela doença. Impulsionado pelos 1.999 brasileiros que perderam a batalha para o Sars-CoV-2, o número fez com que a média móvel chegasse a 2.271 – um acréscimo de 33,4%, em comparação com o verificado há 14 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?