Covid-19: em 5 horas, testes revelam 14 comerciários assintomáticos no DF

Os diagnósticos foram realizados na sexta-feira (29/05), das 10h às 15h, em nove pontos de exames gratuitos do Sesc-DF

atualizado 30/05/2020 11:50

Pelo menos 14 comerciários assintomáticos foram diagnosticados com coronavírus em apenas cinco horas de realização de testagem da categoria pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-DF). Os exames foram realizados em nove unidades da entidade, nesta sexta-feira (29/05), das 10h às 15h.

Ceilândia foi a cidade com o maior número de resultados positivos, com cinco registros. Na sequência, os postos do Taguaparque, Taguatinga Sul, Gama, e Samambaia tiveram dois casos cada. Guará listou um paciente. As unidades da 504 Sul, Sobradinho e Brazlândia não encontraram pacientes com a Covid-19.

No total, foram realizados 1.981 testes em comerciários, dos dois mil exames liberados pela Secretaria de Saúde do DF.

O exame é uma das exigências do Governo do Distrito Federal (GDF) para que as lojas de rua e shoppings voltem a funcionar durante a pandemia da Covid-19.

Estoque zerado

Na noite de quinta-feira (28/05), a Secretaria de Saúde autorizou a liberação de um malote com 2 mil testes para coronavírus para atender os comerciários a partir da manhã desta sexta-feira.

A decisão ocorre após o Metrópoles revelar o desabastecimento em pelo menos sete pontos montados pelo Sesc-DF para diagnosticar gratuitamente os comerciários do Distrito Federal, o que resultou na suspensão total do serviços em todas essas localidades. Houve falta de kits de exames no Taguapark, Gama, Guará, Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga Sul.

Pelo acordo firmado, a Secretaria de Saúde ficaria responsável pelo abastecimento dos pontos montados pela Federação do Comércio (Fecomércio-DF), a quem cabe a logística para diagnosticar integrantes do segmento com Covid-19.

0

Últimas notícias