Confira quem pode se vacinar contra Covid nesta segunda-feira no DF

Mutirão do fim de semana aplicou 13,2 mil segundas doses. Esse número coloca o Distrito Federal no 8º lugar no ranking nacional de vacinação

atualizado 02/08/2021 10:07

VacinaçãoRafaela Felicciano/Metrópoles

Pessoas com algum tipo de comorbidade que estão entre o total de 1 mil brasilienses que agendaram na última sexta-feira (16) para receber a dose 1 da vacina contra Covid-19 e aqueles previstos para receber a dose 2 serão o público imunizado no Distrito Federal nesta segunda-feira (2/8).

Os moradores da capital que receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 com o imunizante da Pfizer BioNTech também deverão retornar aos pontos de vacinação a partir desta segunda, seguindo a data que está prevista no cartão de vacinação, para receber a segunda aplicação.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal esclarece que ainda não está antecipando a segunda dose da Pfizer. Assim que houver disponibilidade de dose para isso, a população será avisada.

A vacina da Pfizer em segunda dose e para gestantes e puérperas estará disponível em 28 pontos específicos. Veja aqui. Os primeiros lotes da vacina norte-americana destinados ao DF foram recebidos em 3 de maio. Dado o intervalo de até 90 dias, a vacinação se inicia em agosto. Naquela fase da campanha de vacinação, a vacina da Pfizer foi destinada ao grupo de comorbidades. Posteriormente, alguns imunizantes atenderam ao grupo acima dos 57 anos.

O atendimento inicia às 8h nas unidades básicas de saúde (UBS); e, às 9h, nos drive-thrus, terminando às 17h.

Mutirão

Nesse fim de semana, a Secretaria de Saúde promoveu mutirão de vacinação em segunda dose contra Covid-19, com 15 pontos disponibilizados no sábado (31/7) e 11 no domingo (1º/8). A ação alcançou a marca de 13.288 doses aplicadas, somando as segundas doses e as únicas.

Dessa forma, o Distrito Federal tem 26% da população acima de 18 anos imunizada contra Covid-19 e passa a ser a oitava unidade da Federação que mais vacina no Brasil.

O relatório de vacinação aponta que 538.876 pessoas receberam a segunda dose de vacina (CoronaVac ou AstraZeneca), e 52.344, a dose única, com o imunizante Janssen.

Para suprir as bases de vacinação e a alta demanda ao longo dos dois dias, mais de 70 mil doses foram distribuídas pela Rede de Frio Central.

Pessoas que estavam com data marcada no cartão para receber a segunda dose até 6 de agosto também puderam procurar os pontos de vacinação nesse fim de semana. A vacina foi antecipada apenas para quem recebeu os imunizantes da AstraZeneca e CoronaVac.

A previsão é que, para agosto, sejam aplicadas 250 mil segundas doses. Estão incluídos no quantitativo aqueles que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e da Pfizer, em maio, e os que receberam a primeira dose da CoronaVac em julho.

Últimas notícias