Barragem do Paranoá atinge volume máximo e terá comportas abertas

Comunidades próximas serão avisadas. CEB pede que população não frequente o Lago Paranoá neste final de semana

atualizado 07/02/2020 19:51

Barragem do ParanoáDivulgação/CBMDF

Com volume próximo de atingir sua capacidade máxima, a Barragem do Paranoá terá as comportas abertas pela Companhia Energética de Brasília (CEB) neste sábado (08/02/2020). De acordo com a estatal, a medida segue protocolo de segurança.

Em nota, a CEB afirmou já ter notificado a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para que garantam a segurança do procedimento. As comunidades próximas à barragem serão avisadas.

Monitoramento do nível do Lago Paranoá realizado pela CEB apontou que a comporta chegou à cota de 1.000,36 metros nessa quinta-feira (06/02/2020). Já nesta sexta (07/02/2020), subiu para 1.000,42 m.

Com a capital na expectativa de receber grande volume de chuvas neste final de semana, a equipe da estatal viu a necessidade de realizar o procedimento de abertura da comporta.

“Essa é uma medida de segurança que visa preservar vidas. Pedimos para que evitem circular às margens do Rio Paranoá, o que inclui a prática de pesca e banho no local”, reforçou a diretora técnica da CEB, Priscila Paris.

Na última semana, foi a vez da Barragem do Descoberto atingir 100% de sua capacidade. A comporta é responsável por 60% do abastecimento do Distrito Federal.

Últimas notícias