metropoles.com

Com 100% da capacidade, Barragem do Descoberto verte

A última vez que isso aconteceu foi no fim de 2018. Excesso de água, segundo a Adasa, não é desperdiçado

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Barragem vista de cima
1 de 1 Barragem vista de cima - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O nível da Barragem do Descoberto, responsável por 60% do abastecimento do DF, atingiu 100% e passou a transbordar nesta sexta-feira (31/01/2020). As duas últimas vezes que as águas ultrapassaram a barreira ocorreram no fim de 2018 e entre fevereiro e junho de 2019.

Para Paulo Salles, presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), é um dia para se comemorar. “Nós estamos atingindo o máximo da reserva. É um momento muito importante desse período de chuvas”, afirma.

Segundo ele, o transbordamento significa que 2020 será um ano sem problemas de racionamento. “Se a população poupar, aprender a fazer mais com menos, não vai faltar”, diz.

O excesso de água não significa, no entanto, que haverá desperdício. Conforme lembra Paulo Salles, há um curso natural a ser seguido com a “sobra”. “Vai continuar abastecendo os ecossistemas e as propriedades rurais aqui perto. Nada é perdido”, explica.

Confira imagens do local:

0

O enchimento total da barragem — o maior manancial da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) — também não indica que o nível estará em 100% para o resto do ano. “Temos períodos de seca e chuva. O ano hidrológico é diferente, mas, com a economia de água, vai se manter em um nível bom”, diz Salles.

A situação é bem diferente daquela enfrentada pelos brasilienses entre 2017 e 2018. Os moradores da capital enfrentaram racionamento que durou um ano e cinco meses. No período, os consumidores ficavam 24 horas desabastecidos a cada seis dias. Foram ainda sobretaxados,

Na pior crise hídrica registrada no DF, os índices da Barragem do Descoberto chegavam a 19,1% da capacidade. O de Santa Maria baixou a 41%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?