Fazer sexo é bom para saúde física e mental, mas será que a falta dele é proporcionalmente prejudicial? Recentemente, essa questão foi levantada após o bilionário Elon Musk afirmar que está há muito tempo sem transar. A Pouca Vergonha já elencou algumas vezes as vantagens de manter o sexo na agenda de tarefas.
Agora, vamos apresentar algumas coisas que podem ocorrer com o corpo após um tempo sem sexo. As informações são da Cleveland Clinic, o Centro Médico Acadêmico Americano sem fins lucrativos.

Manter uma vida sexual ativa pode trazer diversos benefícios Getty Images

De bem-estar físico ao mentalGetty Images

A pessoa que consegue se dar prazer tem a autoestima elevadaGetty Images

O sexo também melhora a saúde do coraçãoGetty Images

E libera o hormônio da felicidadeGetty Images
Mudança na libido
Para começar, você pode sentir menos desejo sexual ou um aumento expressivo na libido. Algumas pessoas que se abstêm de sexo começam a se sentir mais lentas, com menos vitalidade e tesão.
Para algumas pessoas, não fazer sexo pode tornar o ato mais desejável, enquanto outras acabam tendo a libido diminuída por não estarem transando. Como não praticam, não sentem desejo e entram nesse ciclo.
Menos alegria
O sexo é parte físico e parte mental. “Quando as pessoas fazem sexo, geralmente estão tendo contato pele a pele, maneira primária pela qual nós, humanos, nos confortamos”, explicou a sexóloga norte-americana Sari Cooper.
A conexão sexual pode ajudar a regular o humor por meio da liberação de oxitocina, conhecida como o hormônio do bem-estar. Por isso, a ausência de sexo pode diminuir essa sensação.
Menos lubrificação
Já é sabido que a lubrificação pode ficar mais difícil à medida que as mulheres envelhecem, devido à falta de hormônios como o estrogênio. Por isso, é importante manter a região lubrificada, mesmo sem uma parceria. Então, mesmo que não esteja sexualmente ativa, a mulher deve manter a excitação.
Mais desconforto durante o sexo
Por fim, de acordo com a Sociedade Norte Americana de Menopausa, a relação sexual regular é importante para a saúde vaginal após a menopausa. “Sem uma frequência regular de relações sexuais à medida que você envelhece, as paredes da sua vagina ficam mais finas e podem levar a um sexo doloroso quando você voltar a transar”, esclareceu Cooper.
As vantagens
Vale ressaltar que os efeitos do celibato no organismo variam de acordo com a saúde individual de cada um, quantos anos a pessoa tem e até mesmo que tipo de sexo ela costuma fazer.
Também vale frisar que, embora ninguém seja obrigado a fazer sexo, a prática é poderosa. Os benefícios de uma vida sexual saudável vão desde a queima de calorias até um melhor sistema imunológico. Pode até fazer você viver mais. Confira aqui outros benefícios de manter uma vida sexual ativa.