Deixe os tabus do lado de fora e pode entrar. Tudo sobre sexo, para você gozar a vida.

5 benefícios de ter uma vida sexual ativa

De saúde física, a bem-estar emocional e redução do estresse. Veja como é bom estar com o orgasmo em dia

atualizado 25/03/2022 18:21

Saúde sexual é essencial. A Organização Mundial de Saúde considera a sexualidade como um aspecto fundamental na qualidade de vida de qualquer ser humano e a saúde sexual entra como uma condição necessária para o bem-estar físico, psíquico e sociocultural. Quando estamos com sono, dormimos, quando o corpo pede por comida, nos alimentamos. E quando queremos sexo… o esperado é que se tenha sexo. Seja a sós ou com um par. 

Estar em dia com o prazer pode trazer inúmeros benefícios para a vida. Confira cinco dos mais importantes e veja o porquê você deveria começar a se dar prazer.

0

E atenção: vale ressaltar que vida sexual ativa tem a ver com sentir prazer. Seja atingindo o orgasmo ou não. Seja com a parceria ou a sós, e ainda, se você está bem sem ter uma vida sexual ativa, tudo ok. Desde que isso não esteja causando sofrimento ou problemas.

Energia vital

O primeiro benefício que colhemos ao ter uma vida sexual ativa é se conectar com a energia vital. Quem explica é Aline Cristina de Moraes, a sexóloga da plataforma Sexo sem Dúvida: “Ter prazer a sós atingindo o orgasmo, ou mesmo apenas a energia sexual trocada com um parceiro, pode proporcionar o prazer para viver. Isso te conecta e te faz vibrar com as coisas que te movem na vida”.

 

Saúde cardiovascular

Desde a excitação sexual já colhemos benefícios para a saúde física. A ginecologista Lilian Fiorelli, da  Sexo sem Dúvida, ressalta que o processo de ficar excitada promove aumento da atividade cardíaca, e vasodilatação: “Isso traz mais oxigenação para os tecidos, mais vida, aumenta a circulação sanguínea principalmente na região pélvica, o que melhora o sistema cardiológico. Além disso facilita a manutenção da flora vaginal”, elenca.

Autoestima

Uma pessoa que alcança o prazer e se toca, ou tem a troca sexual com a parceria, melhora o autoconhecimento e em consequência, a autoestima.

“Quando nos cuidamos, a gente sente a potência do corpo. Percebemos do que somos capazes e isso se amplia em outras esferas da vida”, ressalta a sexóloga.

Conexão

A vida sexual ativa proporciona uma conexão maior consigo mesmo e as outras pessoas. “O sexo é uma forma íntima de estar com o outro, mesmo nas relações casuais, há uma troca potente. Mesmo que a interação seja apenas do momento. Ou quando a conexão é a sós, com o próprio corpo, proporcionando consciência corporal”, pontua Aline.

Bem estar

Quanto mais sexo fazemos, mais vontade teremos de fazer sexo. Lilian explica que esse ciclo é estimulado e alimentado quando temos uma vida sexual ativa: “Quando estimulada, a libido proporciona mais vontade de transar”.

Por fim, os benefícios perpassam os aspectos fisiológicos e psicológicos. “O processo todo promove a liberação da ocitocina, a chamada droga do amor, que promove conexão com a pessoa que está ao seu lado, e traz relaxamento”, finaliza Lilian.

Mais lidas
Últimas notícias