Oito benefícios do orgasmo para a saúde que você nem fazia ideia

Além de fazer um bem danado ao emocional, os benefícios da prática sexual também se refletem em outras partes do organismo. Entenda

atualizado 30/07/2021 19:40

Mão segurando metade de uma laranja Reprodução/ FreePik

O ápice do momento sexual libera uma carga de energia tão grande no corpo, que essa mistura de sensações se reflete positivamente em várias partes do organismo. A sensação de bem-estar faz bem não apenas para a pele, como também diminui o estresse e promove uma melhora da autoconfiança. Mas isso, provavelmente, você já sabia.

A verdade é que a lista de benefícios está bem longe de parar por aí e, se existe um momento perfeito para receber tudo de bom que a prática sexual tem a oferecer, essa hora é agora.

Confira uma lista com oito boas notícias, garantidas por especialistas ao portal The Sun, para você entender o que ganha ao priorizar o seu prazer:

1. Aumenta a imunidade

Para se proteger de doenças, quem tem a imunidade lá em cima passa na frente. Um estudo com estudantes universitários, publicado na Psychological Reports, descobriu que aqueles que faziam sexo frequente tinham 30% a mais de imunoglobina — anticorpos que atuam na linha de frente da defesa do corpo contra infecções.

2. Tem efeitos positivos na menopausa

Se você está na meia-idade e faz sexo regularmente, pode confiar que existe embasamento científico em dizer que a prática sexual pode induzir o corpo a produzir muitos hormônios e, por sua vez, retardar a menopausa.

“Não só isso, mas se você estiver passando pela transição da menopausa, os orgasmos regulares manterão sua vagina saudável, aumentando o fluxo sanguíneo e a lubrificação da área”, completou um especialista à publicação.

3. Regula o ciclo menstrual

Esse aumento da circulação sanguínea também faz bem para manter um ciclo menstrual mais regular. Estudos apontam que mulheres que têm orgasmos pelo menos uma vez por semana são mais propensas a ter um calendário mais pontual.

4. Queima calorias

Embora pareça bom demais para ser verdade, o sexo é uma atividade física, e como todo exercício, também promove um gasto calórico — que é calculado da mesma forma que outras práticas esportivas. Saiba mais detalhes na matéria.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0
5. Melhora o desempenho no trabalho

De acordo com o psicólogo Cliff Arnall, os orgasmos podem contribuir para aumentar os níveis de concentração e foco, e reduzir a agressividade com colegas de trabalho.

6. Te ajuda a viver mais

Estudos científicos afirmam que mulheres que têm orgasmos regularmente vivem mais que suas pares. De acordo com a publicação, esse fato está relacionado à relacionamentos e parceiros que convivem saudáveis e felizes.

7. Reduz a ansiedade

Além do bem-estar, o orgasmo também tem efeito terapêutico, e contribui para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de contribuir a atenuar casos de depressão (menos graves) e vícios.

8. Dá um “up” no sono

A lista de motivos que explica por que chegar ao ápice da relação sexual contribui para uma maior qualidade do sono é extensa. Mas, alguns dos principais fatores são os hormônios liberados durante o orgasmo, que promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.

Mais lidas
Últimas notícias