metropoles.com

Mãe fica chocada com recado em lancheira do filho por almoço “não saudável”

Foto de um bilhete deixado na lancheira do filho viralizou nas redes sociais e dividiu opiniões de pais

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Recado em lancheira de criança australiana
1 de 1 Recado em lancheira de criança australiana - Foto: Reprodução/Facebook

Uma foto feita por uma mãe australiana de um bilhete que ela encontrou na lancheira do filho, de 3 anos de idade, repreendendo-a por um lanche “não saudável”, viralizou na internet. A nota foi enviada pela professora do jardim de infância e dividiu opiniões de pais na internet.

A postagem é de 2017, mas voltou a circular pelas redes sociais por conta da polêmica. No bilhete, com letras vermelhas e o desenho de uma carinha triste, a professora aconselhou a mãe a escolher opções melhores de lanches do que um pedaço de chocolate, o lanche que foi escolhido por ela para o pequeno.

0

“Seu filho tem uma fatia de chocolate, da categoria ‘Red Food’. Por favor, escolha opções mais saudáveis”, relatava o bilhete.

A escritora australiana Melinda Tankard Reist, que é amiga da mãe, que não foi identificada, mostrou a foto no Facebook à época, com uma resposta ácida.

“Minha amiga (mãe de oito filhos saudáveis, o que segue em relação ao número sete) recebeu isso hoje do [jardim de infância] dela de três anos. Eu disse a ela para colocar duas fatias amanhã”, comentou a escritora.

Ao responder os comentários, Reist acrescentou que a amiga faz tudo do “zero” para os filhos, incluindo pão, e que ela serve comida fresca e saudável todos os dias para eles. “Dizer-lhe que não pode dar ao filho um mimo na lancheira quando ela quer não é o equivalente a pornificar e sexualizar crianças.”

Opiniões divididas

A postagem no Facebook acumulou milhares de curtidas e muitos outros pais foram rápidos em compartilhar a indignação.

Um deles respondeu: “Parece que alguém não tem nada melhor para fazer com seu tempo do que fazer uma inspeção na lancheira. O que vem a seguir? Que ela vai decidir quando as crianças podem tomar fôlego?”

“Eu escreveria um bilhete para o professor: Sou responsável por alimentar meu filho. Você é responsável por educá-lo. Aproveite o seu dia!”

Mas uma mulher, que aparentemente trabalha como educadora infantil, defendeu a decisão da professora. “Temos que obedecer a certos regulamentos relativos à comida servidas às crianças. Podemos perder nosso credenciamento se ocorrer uma inspeção e não cumprirmos essas diretrizes!”

Sistema de semáforos

O “red food” (comida vermelha, na tradução livre do inglês) que a professora mencionou no bilhete se refere ao “sistema de semáforos”, uma diretriz escolar de alimentação saudável usada nas instituições de educação na Austrália e na Nova Zelândia.

A categoria verde está relacionada às opções de alimentos mais saudáveis, abrangendo lanches que são uma boa fonte de nutrientes e com baixo teor de gordura saturada, sal e açúcar adicionado.

Os alimentos da categoria amarela devem ser consumidos com moderação, enquanto os da categoria vermelha devem ser limitados. Este contém junk food, como bebidas açucaradas, picolés e fatias.

Compartilhar notícia