Paulo Cappelli

Rui Falcão aciona MPE contra Tarcísio por suposta campanha antecipada

Parlamentar afirma que vídeo em metrô publicado por Tarcísio antes da abertura do metrô configura promoção pessoal com uso de bem público

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Tarcísio de Freitas
1 de 1 Tarcísio de Freitas - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O deputado federal Rui Falcão (PT) acionou o Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por suposta campanha antecipada relacionada à divulgação de um vídeo gravado na Linha 17-Ouro do metrô antes da abertura ao público. Na representação, o parlamentar afirma que o conteúdo publicado nas redes sociais do governador tem caráter eleitoral e foi produzido com acesso exclusivo a um bem público.

Segundo o deputado, o vídeo foi gravado na manhã de 31 de março de 2026, antes da inauguração oficial da linha, prevista para o mesmo dia. Ele sustenta que o governador percorreu trens e estações ainda fechados ao público, o que indicaria uso de prerrogativas do cargo para produzir material com finalidade eleitoral.

Rui Falcão aciona MPE contra Tarcísio por suposta campanha antecipada - destaque galeria
3 imagens
A obra foi iniciada pelo ex-governador e atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB)
Governador Tarcísio de Freitas inaugura monotrilho da Linha 17, que chega ao Aeroporto de Congonhas
Rui Falcão, deputado do PT
1 de 3

Rui Falcão, deputado do PT

Reprodução/PT
A obra foi iniciada pelo ex-governador e atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB)
2 de 3

A obra foi iniciada pelo ex-governador e atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB)

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Governador Tarcísio de Freitas inaugura monotrilho da Linha 17, que chega ao Aeroporto de Congonhas
3 de 3

Governador Tarcísio de Freitas inaugura monotrilho da Linha 17, que chega ao Aeroporto de Congonhas

Reprodução/YouTube

“O conteúdo publicado nas redes sociais do governador — que já se apresentou como pré-candidato à reeleição em 2026 — possui inequívoca aptidão de promover positivamente sua imagem, associando-a à entrega de obra pública de grande impacto e visibilidade”, diz o documento.

Falcão também afirma que o acesso ao local não estava disponível a outros pré-candidatos nem à população no momento da gravação. Para ele, o uso do espaço público em condições restritas configura vantagem indevida na disputa eleitoral e caracteriza antecipação de campanha.

“Mais do que isso, trata-se de propaganda antecipada realizada por meio vedado para o próprio período de campanha, uma vez que sequer no período eleitoral seria admissível a produção de conteúdo com acesso privilegiado a bens públicos.”

Na representação, o deputado pede que o Ministério Público Eleitoral apure os fatos e avalie a adoção de medidas cabíveis. Ele argumenta ainda que, além da campanha antecipada, houve uso de estrutura pública em benefício de promoção pessoal, o que, segundo sustenta, deve ser analisado pelas autoridades eleitorais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?