Oposição controla os dois projetos-chave de Lewandowski
PEC da Segurança e PL Antifacção, principais propostas do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, estão sob relatoria da oposição

As duas principais apostas do Ministério da Justiça, comandado por Ricardo Lewandowski, estão nas mãos da oposição: a PEC da Segurança Pública e o PL Antifacção.
A PEC está sob relatoria do deputado Mendonça Filho (União-PE), que já afirmou considerar o texto “absolutamente insuficiente” e sinalizou que pretende alterar pontos centrais do projeto.
Já a relatoria do PL Antifacção, que busca endurecer o combate às facções criminosas, ficou a cargo de Guilherme Derrite (PP-SP), aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pré-candidato ao Senado em 2026.
Em seu parecer, Derrite deixou de fora o ponto mais sensível do debate: a proposta de equiparar facções criminosas a organizações terroristas, defendida pela oposição e combatida pelo governo federal.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasA indicação de relatorias por parlamentares da oposição representa um revés para o governo federal no que diz respeito ao controle de suas principais iniciativas legislativas na área da segurança pública.









