Paulo Cappelli

Governo define eixos da PEC da Segurança para avançar no Congresso

Proposta priorizada pelo novo ministro prevê integração de dados, uso de inteligência e ampliação de recursos na área

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Presidente Lula deu posse ao novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silvano Palácio do Planalto, em Brasília, Ricardo Lewandowski metrópoles 13
1 de 1 Presidente Lula deu posse ao novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silvano Palácio do Planalto, em Brasília, Ricardo Lewandowski metrópoles 13 - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Prioridade do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, a PEC da Segurança Pública tem dois eixos centrais para avançar no Congresso Nacional com o aval do Poder Executivo: o fortalecimento do uso de inteligência e da integração entre os entes federativos e a ampliação dos recursos destinados à área.

Em entrevista à coluna, o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo Pereira, afirmou que o Executivo está disposto a negociar pontos do texto que resultem em mais financiamento e na modernização das políticas de segurança. Segundo ele, há abertura para discutir “tudo aquilo que significar mais recurso para a segurança pública”.

Governo define eixos da PEC da Segurança para avançar no Congresso - destaque galeria
3 imagens
Wellington Cesar Lima e Silva, ministro da Justiça e Segurança Pública
Cerimônia de posse do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Cesar Lima e Silva
Marivaldo Pereira, secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJ
1 de 3

Marivaldo Pereira, secretário Nacional de Assuntos Legislativos do MJ

Breno Esaki / Metrópoles
Wellington Cesar Lima e Silva, ministro da Justiça e Segurança Pública
2 de 3

Wellington Cesar Lima e Silva, ministro da Justiça e Segurança Pública

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Cerimônia de posse do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Cesar Lima e Silva
3 de 3

Cerimônia de posse do ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Cesar Lima e Silva

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Marivaldo também indicou disposição para avançar no uso de novas tecnologias, no compartilhamento de dados e no fortalecimento de mecanismos de controle. De acordo com o secretário, a proposta enviada pelo governo prevê a criação de corregedorias e ouvidorias autônomas nos órgãos de segurança pública. Ele classificou a medida como “extremamente importante para aumentar a transparência e permitir que a sociedade acompanhe de perto o que acontece nesses órgãos”.

Outro ponto considerado central pelo ministério é a criação de sistemas nacionais integrados de informação, com troca de dados entre estados e União. Segundo Marivaldo, a iniciativa permitirá que agentes de segurança tenham acesso prévio a informações sobre riscos das operações. “Tudo isso é imprescindível para proteger a vida dos agentes de segurança pública e também a vida da população”, disse.

Nos bastidores, auxiliares do ministro avaliam que o relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União Brasil), mantém interlocução aberta com o governo, apesar de divergências em relação à agenda do Palácio do Planalto. A avaliação é de que esse canal pode facilitar ajustes no texto ao longo da tramitação.

Durante o discurso de posse, Wellington César afirmou confiar no trabalho do relator e disse que pretende dar continuidade às tratativas no Congresso. Segundo Marivaldo Pereira, o governo está aberto ao debate “não só com o relator, mas com todo o Parlamento”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?