metropoles.com

Especialista tira dúvidas de quem quer engravidar, mas não consegue

Dayse Paravidino também dá conselhos necessários a quem está iniciando o processo de introdução alimentar

atualizado

Compartilhar notícia

moodboard/ GETTYIMAGES
Mulher fazendo teste de gravidez
1 de 1 Mulher fazendo teste de gravidez - Foto: moodboard/ GETTYIMAGES

Você está com dificuldade de engravidar, ou de iniciar a introdução alimentar do seu bebê? Confira as dicas de uma especialista renomada no assunto.

Já que estamos nos aproximando do Dia das Mães, uma data tão especial e cheia de significados, convidei Dayse Paravidino, pedagoga por vocação e nutricionista por amor, para esclarecer dúvidas sobre os dois assuntos.

Dayse Paravidino
Dayse Paravidino é especialista em nutrição

Dayse é especialista em saúde materno infantil e saúde da mulher com certificado em Lifestyle Medicine em Harvard, uma das melhores universidades do mundo. É Membro da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (Abranmi). Além disso, apresenta um quadro de saúde da Record TV Rio de Janeiro.

A seguir, a famosa expert irá nos orientar na missão desafiadora da pré-gestação e, também, ensinar as mamães de primeira viagem a iniciar a introdução alimentar da criança.

Segundo Dayse, preparar o corpo para receber o bebê é o primeiro passo para quem sonha em ter filhos. “É um cuidado fundamental para a saúde geral da futura mamãe e, consequentemente, para a chegada de um bebê saudável”, elucida.

Aqui, veja os conselhos que ela dá a quem quer se tornar mãe:

– Adequação de peso: o sobrepeso pode trazer doenças associadas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Esses fatores dificultam a ovulação e podem trazer complicações durante a gestação;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas: o álcool pode prejudicar a fertilidade. Enquanto, na mulher, a bebida pode interferir em fatores como a produção de hormônios, no homem, há indicativos de que as bebidas alcoólicas possam prejudicar a qualidade e motilidade dos espermatozoides;

– Durma bem: se o sono não for adequado, além de te deixar fadigada durante o dia, você tem chances de sentir mais fome e aumentar o seu consumo calórico no período noturno. Além disso, dormir mal aumenta a perda de músculo e os níveis de cortisol, dificulta o emagrecimento, reduz os níveis de testosterona e a libido, e ainda eleva os níveis de ansiedade;

– Cuide da alimentação: uma alimentação saudável é o caminho do sucesso para que a gestação aconteça de maneira natural e saudável;

– Suplementação: é importante fazer uso de vitamina D, ferro, ácido fólico, colina, iodo, magnésio e zinco. Lembrando que é fundamental ser prescrito e acompanhado por um profissional nutricionista ou médico.

Já a quem já está com o pequeno nos braços, ela elenca, abaixo, conselhos importantes para a introdução alimentar, que tem início a partir dos seis meses de vida.

  • Controle a ansiedade

“Muitas mãezinhas ficam ansiosas para essa nova fase do bebê e criam expectativas de que o seu pequeno vai comer bem. A realidade, às vezes, não é bem assim.”

  • Deixe ele experimentar!

“Eu sempre digo para as mamães que me procuram que é fundamental expor o seu bebê aos alimentos para que ele possa experimentá-los. Ele precisa sentir os diferentes sabores, texturas, aromas e observar as cores dos alimentos.

É um período de aprendizado e desenvolvimento do seu bebê, no qual todos os sentidos entram em ação (visão, tato, audição, olfato e paladar). A criança precisa pegar, cheirar, provar os alimentos e aprender sobre eles.”

  • Curta o momento

“Faz parte do aprendizado cheirar, lamber, pegar e cuspir os pratos e ingredientes que você ofertar a ela. Tudo isso é muito mais importante do que a preocupação de oferecer várias colheres de comida. O leite materno ou a fórmula infantil continuam sendo o principal alimento até 1 ano de vida.”

  • Tenha calma

“Essa fase leva tempo e é um momento de transição. Os bebês precisam aprender a comer, como também precisam aprender a andar e falar. São etapas que podem ser vividas de uma maneira muito gostosa, desde que a mamãe tenha paciência e permita que o filho faça aquela bagunça com a comida. Eu sempre digo: confie no seu pequeno e viva essas etapas com muita saúde e risadas.”

A quem quiser saber mais, Dayse Paravidino dá outras dicas importantes em seu perfil no Instagram.

Compartilhar notícia