Mirelle Pinheiro

Dentista denunciada por pacientes rebate: “Já chegam com deformidades”. Veja vídeo

A cirurgiã-dentista Priscilla Bovo é denunciada por um grupo formado por ex-pacientes, que afirma ter ficado com sequelas após procedimentos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagran
Priscilla Bovo
1 de 1 Priscilla Bovo - Foto: Reprodução/Instagran

A cirurgiã-dentista Priscilla Bovo (foto em destaque), denunciada por um grupo de pacientes que a acusa de, supostamente, ser a responsável por deformações em suas faces, se manifestou por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

No pronunciamento, ela alega que os pacientes já chegaram ao consultório com deformidades.

“Os pacientes que eu opero chegam até mim já com deformidades faciais graves causadas por material permanente implantado na face, material esse proibido para fins estéticos. Esse material se infiltra nos tecidos, acometendo nervos, vasos e músculos”, afirmou.

Segundo ela, os riscos de complicações são discutidos previamente com os pacientes, que assinam termos de consentimento antes dos procedimentos.

Bovo ainda contestou os questionamentos levantados sobre o uso de registro profissional e afirmou que eventuais divergências teriam sido resultado de falha técnica.

“Chegaram ao cúmulo de dizer que eu uso o CRM quando o jurídico do hospital já esclareceu, por meio de documentos, que se trata de um erro de software. Trocaram a letra ‘OM’ pela letra ‘M’ e mantiveram o mesmo número.”

Em nota enviada à coluna, a defesa de Bovo afirmou que sua atuação é direcionada ao tratamento de pacientes que apresentam complicações graves decorrentes de procedimentos realizados por terceiros, especialmente com uso de PMMA e materiais permanentes em geral, e não à realização de procedimentos puramente estéticos.

“Os casos atendidos envolvem risco elevado, amplamente esclarecido e formalmente aceito pelos pacientes por meio de termos de consentimento, em conformidade com protocolos médicos rigorosos.”

As denúncias

De acordo com os pacientes, os procedimentos teriam sido realizados em um contexto que levantou dúvidas sobre a qualificação profissional apresentada. Documentos assinados, como termos de consentimento, indicariam que a profissional se identificava como médica durante as consultas.

Após verificação junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, as vítimas afirmam que o número do suposto CRM informado por Bovo corresponderia, na realidade, a um profissional da área de ginecologia e obstetrícia, e não à dentista citada.

As vítimas, que denunciaram a profissional aos conselhos competentes, relatam impactos profundos não apenas na saúde física, mas também emocional e social, em razão das sequelas deixadas pelos procedimentos.

À coluna, uma paciente que preferiu não se identificar relatou que chegou ao centro cirúrgico com dois nódulos na face e teve complicações graves após o procedimento, incluindo paralisia facial.

“Ela me afirmou que tinha um protocolo único e garantiu que não haveria risco de lesão nos nervos faciais. Então fiz a cirurgia em julho de 2025 para remoção de hidrogel na região malar. No dia seguinte, acordei com paralisia facial. Informei a profissional e fui orientada a fazer fisioterapia por seis meses, pois seria algo normal e que iria voltar.”

A paciente afirma que, com o passar do tempo, percebeu que a fisioterapia não estava dando resultado e que as sequelas da paralisia estavam se tornando cada vez mais evidentes.

“Insisti em fazer um exame de eletroneuromiografia e fiquei sabendo da gravidade da lesão três meses depois. Essa demora em iniciar o tratamento adequado me causou muitos prejuízos, pois lesões nos nervos e paralisias precisam de tratamento rápido, e o tempo conta muito.”
Dentista denunciada por pacientes rebate: “Já chegam com deformidades” - destaque galeria
3 imagens
Os pacientes alegam que não tinham deformidades antes dos procedimentos
Um grupo de pessoas denuncia Priscilla Bovo
Evandro afirma que a dentista o deformou
1 de 3

Evandro afirma que a dentista o deformou

Material cedido ao Metrópoles
Os pacientes alegam que não tinham deformidades antes dos procedimentos
2 de 3

Os pacientes alegam que não tinham deformidades antes dos procedimentos

Material cedido ao Metrópoles
Um grupo de pessoas denuncia Priscilla Bovo
3 de 3

Um grupo de pessoas denuncia Priscilla Bovo

Material cedido ao Metrópoles

“Ela me deformou”

Um dos ex-pacientes é Evandro, que preferiu se identificar apenas pelo primeiro nome. Em entrevista, ele contou que conheceu o trabalho de Bovo após diversas pesquisas na internet. O objetivo era colocar uma prótese estética no queixo e retirar um preenchimento feito em sua face, por outro profissional, com PMMA.

“Eu estava considerando médicos superqualificados, e ela falava que tinha mestrado em medicina na USP, que havia feito residência na Universidade da Flórida e que tinha mais de 25 anos de experiência em cirurgias faciais. Resumindo: eu estava morando na Áustria e saí de lá só para fazer uma consulta presencial com ela em Ribeirão Preto.”

Depois da primeira consulta, Evandro retornou ao Brasil para ser submetido ao procedimento. Em 26 de novembro de 2025, a cirurgia foi realizada pela dentista, mas, dias depois, ele teria começado a apresentar complicações infecciosas.

De acordo com Evandro, Bovo ainda teria realizado uma bichectomia sem o seu consentimento, descoberta apenas durante o segundo procedimento, já com outro profissional.

“Quando o doutor abre o meu rosto, ele descobre os procedimentos clandestinos que ela tinha feito. Ele gravou a cirurgia: havia gordura apodrecendo em cima da prótese que ela havia colocado no meu rosto. Eu estava com uma infecção gravíssima”, denunciou.

Agora, Evandro terá de passar por uma lipoenxertia no local onde foi realizada a bichectomia, com o intuito de preservar o sorriso e a fala. Ele desabafou que a dentista o deformou. “Estou desde o início de novembro em função disso. Não consegui voltar mais para a Áustria.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?