Manoela Alcântara

Moraes libera visita íntima a general condenado por tentativa de golpe

Ministro atendeu a pedido da defesa de Mario Fernandes, preso no Comando Militar do Planalto, em Brasília

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
General plano matar Lula Mario Fernandes Exército roteiro
1 de 1 General plano matar Lula Mario Fernandes Exército roteiro - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou visita íntima da esposa do general Mario Fernandes no Comando Militar do Planalto (CMP).

A decisão foi proferida pelo ministro na manhã desta segunda-feira (9/3). O relator concordou com o pedido da defesa do general, condenado por tentativa de golpe, apesar de a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter se manifestado contra.

A visita deverá ocorrer em dia e horário regulares do CMP, seguindo as normas internas de segurança. Moraes autorizou a ida da esposa do general porque a Lei de Execução Penal garante ao preso o direito de receber visitas de cônjuge, companheira, parentes e amigos.

“A manutenção de vínculos afetivos estáveis constitui importante fator de equilíbrio emocional e de reintegração social, razão pela qual a visita íntima é compreendida como instrumento de política penitenciária voltado à humanização do cumprimento da pena e à redução dos efeitos desagregadores do encarceramento”, escreveu o relator.

Além da visita íntima autorizada, Moraes concordou com a visita regular do general de divisão Vinícius Ferreira Martinelli ao militar, condenado a 26 anos e 6 meses de prisão.

Condenação

O militar, integrante das forças especiais do Exército — cujos membros são conhecidos como kids pretos —, é apontado como idealizador do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes.

Em interrogatório no STF, em julho do ano passado, o general — que atuou como secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência — reconheceu ser o autor do documento e afirmou que o plano não passava de um “pensamento digitalizado”.

O material foi apreendido pela Polícia Federal (PF) com o general. Inicialmente nomeado como “Fox_2017.docx”, o arquivo passou a ser chamado de “Punhal Verde e Amarelo” pelo próprio militar.

Mario está preso desde novembro de 2024.

Moraes libera visita íntima a general condenado por tentativa de golpe - destaque galeria
4 imagens
General Mario Fernandes
General Mario Fernandes
General Mario Fernandes
General Mario Fernandes
1 de 4

General Mario Fernandes

Reprodução / PR
General Mario Fernandes
2 de 4

General Mario Fernandes

Reprodução/Câmara dos Deputados
General Mario Fernandes
3 de 4

General Mario Fernandes

Polícia Federal
General Mario Fernandes
4 de 4

General Mario Fernandes

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?