metropoles.com

Marketing Direto impacta positivamente quem já conhece uma marca

“Testes serão essenciais para segmentar uma campanha de forma efetiva e segmentada”, diz o publicitário Saulo Camelo

atualizado

Compartilhar notícia

Busakorn Pongparnit/ Getty Images
marketing
1 de 1 marketing - Foto: Busakorn Pongparnit/ Getty Images

Com o objetivo de atingir um grupo específico de consumidores com uma ação selecionada, o Marketing Direto utiliza os meios de comunicação para impactar de forma efetiva o público-alvo selecionado.

Graças à tecnologia, é possível desenvolver um banco de dados com as informações mais relevantes sobre cada um dos clientes. Esse conhecimento aprofundado facilita ações de comunicação personalizadas e estimula a interatividade entre empresa e consumidor, agregando valor ao atendimento.

As campanhas de Marketing Direto são focadas no público que já conhece a marca, atingindo pessoas que já demonstraram a intenção de compra ou já efetuaram uma compra com a empresa com esse tipo de campanha que, muitas vezes, se mostra efetiva pelo fato do cliente já conhecer a marca.

O Marketing Direto pode ser uma ferramenta usada para impactar novamente o público que tem seu interesse de compra declarado. Nesse caso, o CRM é um grande aliado, disponibilizando dados que entregarão mais canais de contato com os clientes, possibilitando, assim, uma maior personalização na entrega da comunicação. O objetivo em uma campanha de Marketing Direto, com auxílio de ferramentas digitais, é obter mais resultados e conversões.

A escolha de uma ou outra metodologia pode variar de acordo com a estratégia da empresa. Um exemplo de Marketing Direto é o realizado pela Domino’s, com envios vip de suas pizzas com novos sabores aos clientes que não fazem pedidos há um grande espaço de tempo, focando na reativação desses clientes que já conhecem o produto e a marca. Outros exemplos são o McDonald’s e o Burger King, sendo que os dois têm abordagens diferentes com suas bases, mas ambos utilizam os ambientes digitais e físicos de forma integrada para uma maior interação.

Acredito que realizar testes é a chave para encontrar o caminho ideal para as ações e campanhas. Tudo no marketing tem início nos testes. Dividir os esforços ou focar na entrega de comunicação para um grupo seleto, coletar resultados e entender o que deu certo e o que precisa ser otimizado antes de disparar ações de Marketing Direto para a base de leads. Tudo isso é primordial para alcançar o sucesso nas estratégias de divulgação.

Vale lembrar que aumentar o número de vendas não é o único objetivo ao dar início a uma campanha. A reputação da marca e a venda sempre estarão lado a lado, sendo que as ações se complementam. É natural, para uma empresa que não teve ações referentes a sua marca, após realizar campanhas, não ver resultados expressivos. Isso porque a performance depende muito do quanto a sua marca é reconhecida pelo público-alvo. Gerar relacionamento faz a conversão e, antes de vender, é preciso estreitar a conversa com os potenciais consumidores.

Este formato de marketing não se limita ao digital, podendo ser feito, também, no off-line. Um exemplo disso é o envio de vouchers do Google com créditos iniciais de Google Ads, que ocorre pelo fato da empresa conhecer sua base de contatos que demonstrou interesse na contratação dos seus serviços. Esse tipo de ação mostra que é possível não só trabalhar os dois mundos de forma separada, como alinhá-los para alcançar determinado objetivo.

Alguns cuidados devem ser tomados antes de dar início a uma campanha de Marketing Direto. É importante estar atento à segmentação e respeitar o tipo de intenção demonstrada pelos clientes. Os softwares de automação de marketing junto a CRMs auxiliam nessa segmentação, além de entregarem resultados cada vez mais precisos aos profissionais de marketing. Outro cuidado é sobre a análise de dados, pois os números podem indicar desde um comportamento de compra diferente do imaginado, até a indicação de um retrabalho na relação apresentada com os clientes. Estando atento a esses pontos, o trabalho será facilitado.

Saulo Camelo é publicitário e empresário há mais de dez anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com background nas áreas de branding e design, fundou em 2011 a Camelo Digital, agência de marketing e publicidade que hoje se torna a CMLO&CO. Responsável por liderar projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia, Saulo é o CEO e presidente das operações da CMLO&CO, gerenciando times responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras, Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?