Marcas, ideias e pessoas que impactam no mundo da comunicação

As estratégias de Marketing e SEO que alavancam as vendas on-line

"A primeira etapa essencial para garantir uma estratégia eficaz, é entender com quem a marca conversa", diz Rafael Rez, da Web Estratégica

atualizado 11/08/2022 13:56

Boonchai Wedmakawand/ Getty Images

Investir em Marketing de Conteúdo é essencial para garantir o sucesso do e-commerce. Dessa afirmação todos estão cansados de saber, mas quais são as etapas necessárias a serem cumpridas para atingir o resultado esperado, ou seja, gerar efetivamente mais vendas através dessa iniciativa?

Em pleno 2022, diante de informações e debates envolvendo Metaverso e o novo estágio da Inteligência Artificial, aqueles que se destacam nas vendas on-line dominam a principal estratégia: O essencial bem feito!

É a partir desse ponto que você deverá começar a construção da estratégia digital de sua marca. Sem a execução simples e bem feita, é inegável que as ações mais mirabolantes e avançadas não serão sustentáveis a longo prazo.

A primeira etapa essencial para garantir uma estratégia eficaz, é entender perfeitamente com quem a marca conversa, qual o público que você precisa atingir. Por esse motivo, é essencial executar uma pesquisa de persona bem fundamentada com base em análise de dados. Definir a persona oficial da marca, é garantir que as ações que serão feitas estarão alinhadas ao que a persona de fato precisa e enxerga valor.

Observamos em muitos casos do dia a dia a persona ser tratada como uma construção criativa, sem a análise de dados e informações importantes para a marca. Construir uma estratégia pautada em uma persona irreal, é construir uma casa com a base desestruturada, ao passo que as ações vão sendo executadas, os resultados serão insatisfatórios.

De maneira prática, compreenda as informações demográficas, quantitativas e qualitativas para identificar um padrão através dos melhores clientes da marca. Com base nisso, compile esses dados e defina quais são as personas. Após finalizar o resultado, é importante que todas as pessoas envolvidas na operação tenham conhecimento do resultado e para quem o trabalho desenvolvido possui como objetivo atender.

Durante o estudo realizado na etapa anterior, ficará claro quais são os detalhes do comportamento do usuário e como se dá o desenvolvimento da jornada. Essa etapa de análise da jornada do cliente é fundamental para assegurar que a marca esteja presente em todos os pontos de contato com o consumidor. É importante analisar se a presença faz sentido para o decisor ou influenciador da decisão, e com base nisso, decidir a melhor forma de levar a mensagem da marca até os novos clientes em potencial.

Tendo em mãos as informações compiladas anteriormente, a próxima etapa é fundamental: o planejamento estratégico de conteúdo. Saiba que não será possível pautar a construção do planejamento de conteúdo se a análise da fase anterior não estiver concluída..

Uma das principais tarefas para a construção do planejamento estratégico de conteúdo é a pesquisa de palavras-chave relevantes para o negócio.  Neste momento, as atividades contemplam analisar a concorrência, quais são os termos mais buscados e as oportunidades. Essas informações são utilizadas para estruturar o conteúdo com base em SEO e melhorar o tráfego orgânico da marca.

Após a identificação dos temas e keywords, é primordial manter a recorrência da produção dos textos para o blog e garantir a execução das demandas com base na constância e frequência. Manter o blog da marca atualizado é essencial para melhorar a visibilidade nos resultados de busca e garantir o crescimento nas posições do Google .

Rafael Rez é especialista em Marketing Digital, acumula experiência com mais de 1.400 clientes desde 1998 e é autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”.  O executivo também é fundador e CMO da Web Estratégica, uma empresa de consultoria especializada em Marketing de Conteúdo e SEO. 

Mais lidas
Últimas notícias