Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Mourão elogia novo comandante do Exército escolhido por Lula

À coluna Hamilton Mourão afirmou que novo comandante do Exército tem a “liderança necessária” ao momento

atualizado 25/01/2023 11:33

Imagem colorida mostra o vice-presidente Hamilton Mourão de terno e batendo continência - Metrópoles Hugo Barreto/Metrópoles

General da reserva, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) elogiou o novo comandante do Exército escolhido por Lula, general Tomás Paiva.

À coluna Mourão avaliou que Paiva é um “excelente profissional” e tem o “conhecimento e a liderança necessários ao momento” que as Forças Armadas vivem.

“O momento é de afirmação dos valores militares, de não permitir influência política em assuntos internos e de manter os integrantes do Exército unidos e coesos”, afirmou Mourão, que é senador eleito pelo Rio Grande do Sul.

No fim de semana, Mourão havia criticado a troca no comando do Exército. Segundo ele, a mudança poderia alimentar uma crise do governo Lula com as Forças Armadas.

“Se o motivo foi tentativa de pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação, mostra que o governo realmente quer alimentar uma crise com as Forças e em particular com o Exército. Isso aí é péssimo para o país”, disse Mourão ao jornal Folha de S.Paulo.

Como noticiou a coluna, a gota d’água para Lula exonerar o general Julio Cesar de Arruda do comando do Exército foi a recusa do militar em cumprir uma ordem de dispensa.

Arruda teria resistido a dispensar o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de Jair Bolsonaro, do comando do Batalhão de Ações e Comandos de Goiânia.

Mais lidas
Últimas notícias