Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Com três ministérios, MDB cobra mais espaço no governo Lula

Já contemplado com três ministérios, MDB reivindica mais espaços para o partido no segundo escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva

atualizado 25/01/2023 9:37

Presidente Lula com as mãos no rosto durante primeira reunião ministerial do governo Lula - Metrópoles Rafaela Felicciano/Metrópoles

No comando de três ministérios (Cidades, Transportes e Planejamento) do governo Lula, o MDB vem cobrando do Palácio do Planalto mais espaços para o partido no segundo escalão.

Os emedebistas reivindicam o controle de órgãos ligados às pastas que comandam, como a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

O partido também quer emplacar seus quadros técnicos em secretariais e órgãos de ministérios temáticos. Um dos pedidos foi para nomear uma das secretárias do Ministério da Mulher.

As demandas já foram apresentadas por lideranças do MDB em reuniões recentes com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

Em nota à coluna, o MDB negou que esteja “cobrando” cargos. A legenda informou ter feito “sugestões de nomes” de “quadros qualificados” de núcleos da legenda.

“O MDB é aliado do governo e decidiu atuar de forma colaborativa e propositiva da administração”, disse a sigla.

Mais lidas
Últimas notícias