Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Lula vai a Montevidéu com missão de evitar acordo entre Uruguai e China

Lula desembarca em Montevidéu nesta quarta-feira (25/1) com missão de tentar brecar acordo de livre comércio entre Uruguai e China

atualizado 25/01/2023 8:20

Lula - Metrópoles Hugo Barreto/Metrópoles

Montevidéu — O presidente Lula desembarca em Montevidéu, na manhã desta quarta-feira (25/1), com a missão de tentar brecar as tratativas entre Uruguai e China para um acordo de livre comércio.

A avaliação no governo brasileiro é que o possível acordo entre uruguaios e chineses abalaria o Mercosul, pois colocaria em xeque a Tarifa Externa Comum usada pelos países do bloco para transações entre si.

“É uma visita para fortalecer o Mercosul. Acredito que a América do Sul e o destino de sucesso dela passam pelo fortalecimento do bloco econômico”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que acompanhará Lula em Montevidéu.

Agenda

Em Montevidéu, Lula terá encontros com o presidente uruguaio, o centro-direitista Luis Alberto Lacalle Pou; com a prefeita da capital, Carolina Cosse; e com o ex-presidente do país Pepe Mujica.

Lula estará acompanhado de quatro de seus 37 ministros: Mauro Vieira (Itamaraty), Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência).

Confira a agenda de Lula em Montevidéu:

11h Chegada à Base Aérea de Montevidéu
12h Encontro com o presidente Lacalle Pou, seguido de pronunciamento à imprensa
15h Entrega da medalha “Más Verde”
16h30 Visita ao ex-presidente Pepe Mujica

 

Mais lidas
Últimas notícias