metropoles.com

Lula frustra Dino e escolhe aliado de Lira para o TRF-1

Lula escolheu o juiz paranaense João Carlos Mayer como novo desembargador do TRF-1. Magistrado tinha o apoio de Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida mostra arthur lira e lula - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra arthur lira e lula - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Lula escolheu o juiz João Carlos Mayer como novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1).

A escolha significa uma vitória do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Mayer foi escolhido por Lula entre os integrantes de uma lista tríplice que tinha ainda os nomes dos juízes Pablo Zuniga e Rosymaire Gonçalves.

O juiz escolhido era apoiado não só por Lira, como por figuras como o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

Já Dino trabalhava pela escolha de Zuniga, que é maranhense como o ministro da Justiça. Lula, porém, preteriu o nome defendido por seu auxiliar.

Promessa

Mayer chegou a figurar em outra lista para o TRF-1 elaborada no primeiro semestre de 2023, mas não foi escolhido por Lula.

A exclusão do magistrado foi atribuída, nos bastidores do governo, a um veto de Dino, que alegava que Mayer seria “bolsonarista”.

O fato irritou Lira, que fez questão de externar seu incômodo ao governo. Lula, então, sinalizou que contemplaria o magistrado no futuro.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações