metropoles.com

Lula confirma indicado de Lira como novo presidente da Caixa

Em nota oficial, Lula confirmou demissão de Rita Serrano e indicação de um aliado de Arthur Lira para a presidência da Caixa Econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Marcos Oliveira/Agência Senado
Carlos Antônio Vieira Fernandes, novo presidente da Caixa - Metrópoles
1 de 1 Carlos Antônio Vieira Fernandes, novo presidente da Caixa - Metrópoles - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Conforme antecipou a coluna, o presidente Lula confirmou, em nota oficial, a demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal e a nomeação de Carlos Antônio Vieira Fernandes para o comando do banco público. Fernandes foi indicado ao cargo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Na nota, o Palácio do Planalto afirmou que Carlos Fernandes assumirá a presidência da Caixa “dando continuidade” ao trabalho do banco “na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”.

Ainda na nota, Lula agradeceu o trabalho e a dedicação de Rita no exercício do cargo. Segundo o petista, ela “cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais”.

Como noticiou a coluna, Rita Serrano foi demitida por Lula em reunião nesta quarta-feira (25/10), no Planalto. O encontro começou por volta das 12h30 e durou cerca de 50 minutos. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou de parte da conversa, segundo apurou a coluna.

Demissão

A demissão ocorre após meses de pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de outros líderes do Centrão, que miravam o comando da Caixa. Além do comando do banco público, Lira pediu a Lula as vice-presidências da instituição para distribuir para outros partidos do Centrão.

O novo presidente da Caixa é funcionário de carreira do banco e já trabalhou com integrantes do PP em outros governos petistas. Em 2012, por exemplo, Fernandes assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Integração Nacional. Na época, a pasta era comandada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?