Igor Gadelha

Governo insistirá no IOF e já aposta que solução via STF deve demorar

Governo pretende insistir na defesa do IOF durante audiência de conciliação com Congresso no STF e, por isso, prevê que solução vai demorar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Lula e Hugo Motta
1 de 1 Lula e Hugo Motta - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

O governo Lula pretende insistir na defesa do aumento do IOF durante a audiência de conciliação com o Congresso Nacional marcada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes para o dia 15 de julho.

Para ministros de Lula ouvidos pela coluna, o governo não teria por que abrir mão da tese. O argumento é de que o jogo estaria “favorável” ao Executivo tanto no campo político quanto no âmbito jurídico.

Governo insistirá no IOF e já aposta que solução via STF deve demorar - destaque galeria
3 imagens
O ministro Alexandre de Moraes
O ministro do STF, Alexandre de Moraes
O ministro do STF Alexandre de Moraes
1 de 3

O ministro do STF Alexandre de Moraes

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O ministro Alexandre de Moraes
2 de 3

O ministro Alexandre de Moraes

Fotos: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
O ministro do STF, Alexandre de Moraes
3 de 3

O ministro do STF, Alexandre de Moraes

Antonio Augusto/STF
“O jogo na política está bom para o governo. O governo está coberto de razão na frente jurídica. Qual a razão de abrir mão de algo?”, afirmou à coluna, sob reserva, um ministro da área jurídica.

A intenção do governo é insistir, durante a audiência de conciliação com o Congresso, na tese que os decretos que aumentaram o IOF são válidos e, por isso, devem ser mantidos.

Ministros de Lula admitem, porém, que a insistência do governo em defender os decretos que elevaram o imposto deve fazer com que a audiência de conciliação termine sem solução.

Diante disso, o governo já prevê que o tema acabará sendo levado para o plenário do Supremo, que só volta a se reunir no início de agosto, após o recesso do Judiciário em julho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?