metropoles.com

Gonet vira o franco favorito para ser indicado por Lula à PGR

Auxiliares de Lula já dão como certa, nos bastidores, a indicação do subprocurador Paulo Gonet para a chefia da PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Alejandro Zambrana/TSE
Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet
1 de 1 Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet - Foto: Alejandro Zambrana/TSE

O subprocurador Paulo Gonet é hoje o franco favorito para ser o indicado por Lula ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), dizem ministros do governo e auxiliares presidenciais que acompanharam as articulações.

A expectativa no Palácio do Planalto é que Lula anuncie Gonet como novo chefe da PGR até a próxima segunda-feira (20/11). Após formalizada a indicação, o magistrado designado passará por sabatina e votação no Senado.

A indicação de Gonet, se confirmada, representará um aceno do presidente da República aos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, que defendiam a escolha do subprocurador para a PGR.

Gonet também tem boa interlocução com alguns bolsonaristas. Entre eles, a deputada Bia Kicis (PL-DF), de quem foi colega de faculdade. Bia, inclusive, tentou emplacar Gonet na PGR durante o governo Jair Bolsonaro.

Gonet foi recebido por Lula no Planalto no dia 14 de setembro. Além dele, o presidente recebeu outros quatro “candidatos”: Antônio Carlos Bigonha, Augusto Aras, Aurélio Rios e Luiz Augusto dos Santos Lima.

Além do apoio de ministros do Supremo, pesou a favor de Gonet a avaliação de que ele teria mais “independência” e “pulso firme” para atuar contra possíveis excessos do Ministério Público Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações