G7: Texto sobre minerais críticos enfrenta resistência no governo Lula
Resistência dos assessores de Lula ao texto do G7 sobre minerais críticos se deve sobretudo a uma menção crítica à China no documento

Évian-les-Bains (França) – O texto sobre minerais críticos preparado pelos países do G7 enfrenta resistência de integrantes do governo Lula que acompanham o presidente na cúpula do bloco.
Segundo assessores presidenciais, a principal divergência está no segundo parágrafo do documento, que manifesta preocupação com as restrições impostas pela China ao setor.
Na avaliação de um influente auxiliar de Lula, a redação atual reflete uma “postura de confronto com os chineses”, o que não condiz com a atual política externa do governo brasileiro.
“O Brasil não quer tratar a questão dos minerais críticos com exclusões. Isso não faz parte da nossa política externa universalista”, afirma, sob reserva, um assessor presidencial.
Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha
Frequência de envio: Diário
Ver todasAlém do texto sobre minerais críticos, o G7 elaborou outros sete documentos para a cúpula. Diplomatas relatam, porém, que o espaço para contribuições do Brasil e dos demais países convidados foi reduzido.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Igor GadelhaDe acordo com um assessor de Lula para assuntos internacionais, apenas três dos oito textos teriam condições de receber o aval brasileiro. Os demais conteriam pontos considerados inaceitáveis pelo governo.










