metropoles.com

Ex-ministro do STF Carlos Velloso anuncia voto em Lula

Carlos Velloso afirmou que votará em Lula “diante das ameaças do candidato Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
ex-ministro do STF Carlos Velloso
1 de 1 ex-ministro do STF Carlos Velloso - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-ministro do STF Carlos Velloso declarou, nesta quarta-feira (28/9), voto no ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno das eleições deste ano.

Na justificativa, Velloso diz que votará no petista em razão dos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e ao Estado Democrático de Direito.

“Diante das ameaças do candidato Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro, especialmente contra às urnas eletrônicas, reconhecidas aqui e no exterior como seguras e confiáveis, o que redunda em ameaça ao Estado Democrático de Direito, meu voto, no próximo domingo, será para o Lula”, informou o ex-ministro.

A declaração de voto do ex-ministro foi articulada pelos advogados Marco Aurélio Carvalho, Alessandra Camarano e Antônio Carlos de Almeida, o Kakay. Os três são do grupo Prerrogativas.

Velloso não foi o primeiro ex-ministro do Supremo a declarar voto em Lula. Nesta semana, Joaquim Barbosa, Nelson Jobim e Celso de Mello já afirmaram que pretendem votar no petista.

Quem é Velloso

Velloso foi indicado ao Supremo em 1990 pelo então presidente Fernando Collor. Ele ficou na Corte até janeiro de 2006. Nesse período, presidiu o STF entre maio de 1999 e maio de 2001.

Em 2019, o filho do ex-ministro, advogado Carlos Velloso Filho, chegou a ser indicado por Bolsonaro para ministro substituto do TSE. O jurista era o terceiro mais votado na lista tríplice da advocacia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?