Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Em jantar com Motta e deputados, Lula cita Trump e evita penduricalho. Vídeo

Em discurso no jantar com deputados, Lula também falou em “turbulência” na gestão de Hugo Motta na Câmara e reafirmou que tentará reeleição

05/02/2026 02:00, atualizado 05/02/2026 13:47
Compartilhar notícia
Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Em jantar com Motta e deputados, Lula cita Trump e evita penduricalho

O presidente Lula recebeu o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes de partidos da base aliada na Casa para um jantar na quarta-feira (4/2). O evento aconteceu na Granja do Torto, residência de campo da Presidência em Brasília.

O jantar foi fechado à imprensa. Segundo apurou a coluna com deputados e ministros que participaram do encontro, Lula, Motta e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foram as únicas autoridades a discursarem no evento.

Em sua fala, segundo relatos, Lula destacou números positivos de seu governo, sobretudo na economia. O petista também citou o presidente americano, Donald Trump, ao enfatizar que busca uma parceria com os Estados Unidos no combate ao crime organizado.

Em jantar com Motta e deputados, Lula cita Trump e evita penduricalho - destaque galeria
6 imagens
Lindbergh Farias, deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro
Damião Feliciano da Silva, deputado federal pela Paraíba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promove jantar na Residência Oficial da Granja do Torto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Olavo Noleto, anunciado para Ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula
José Guimarães, deputado federal pelo PT do Ceará e o atual líder do governo Lula na Câmara dos Deputados
1 de 6

José Guimarães, deputado federal pelo PT do Ceará e o atual líder do governo Lula na Câmara dos Deputados

Fotos: HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Lindbergh Farias, deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro
2 de 6

Lindbergh Farias, deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro

Fotos: HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Damião Feliciano da Silva, deputado federal pela Paraíba
3 de 6

Damião Feliciano da Silva, deputado federal pela Paraíba

Fotos: HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promove jantar na Residência Oficial da Granja do Torto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários
4 de 6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promove jantar na Residência Oficial da Granja do Torto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários

Fotos: HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
5 de 6

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Fotos: HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto
Olavo Noleto, anunciado para Ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula
6 de 6

Olavo Noleto, anunciado para Ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula

Fotos: HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto

No discurso, Lula afirmou que a gestão de Motta à frente da Câmara foi marcada por “turbulências”, mas ponderou que a situação já está pacificada. O petista disse ainda que o deputado paraibano pode contar pessoalmente com ele sempre.

Segundo deputados, Lula não mencionou, em nenhum momento, o polêmico penduricalho aprovado pela Câmara na terça-feira (3/2) que permitirá servidores que ocupam cargos de chefia na Casa receberem salário acima do teto constitucional. 

Em sua fala no jantar, Lula reafirmou que será candidato à reeleição em outubro e disse que ganhará a disputa. O petista fez ainda questão de ressaltar os trabalhos de Gleisi e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também presente no evento.

O convite de Lula e Janja aos deputados

Além de alguns ministros, Lula estava acompanhado da primeira-dama Janja. Juntamente ao marido, Janja convidou os deputados a assistirem ao Carnaval do Rio deste ano, no qual o presidente será homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói.

O jantar começou por volta das 19h e terminou às 22h. No cardápio, Lula serviu pirarucu aos deputados. O peixe foi dado de presente pelo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e preparado pelo chef paraense Saulo Jennings.

De acordo com o Planalto, além de Motta, outros 29 deputados compareceram ao jantar. Entre eles, líderes de partidos do Centrão, como Dr. Luizinho (PP-RJ), Pedro Lucas Fernandes (União-MA) e Áureo (Solidariedade-RJ).

De ministros, além de Haddad, Gleisi e Silveira, participaram do jantar na Granja do Torto Rui Costa (Casa Civil), Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência), Sidônio Palmeira (Secom), além de Geraldo Alckmin (MDIC).

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters