metropoles.com

A aposta de Fux para a votação de André Mendonça no Senado

Presidente do STF, Luiz Fux, promete marcar a posse de André Mendonça na Corte ainda em 2021, caso o Senado aprove a indicação

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
Luiz Fux
1 de 1 Luiz Fux - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse a auxiliares apostar que a indicação de André Mendonça à Corte será aprovada pelo Senado nesta semana.

O ministro evita falar sobre placar. Apesar disso, segundo pessoas próximas, Fux já avisou que, caso sua expectativa se concretize, ele pretende marcar ainda para 2021 a posse de Mendonça no Supremo.

O evento terá de ser realizado até 17 de dezembro. No dia seguinte, a corte entrará em recesso até o final de janeiro. Nesse período, apenas o presidente do STF deve ficar de plantão para julgar casos urgentes.

Ex-advogado-geral da União (AGU), Mendonça não era o preferido de Fux. Apesar disso, o presidente do Supremo deixou claro Palácio do Planalto não ter resistências ao nome.

A sabatina

Mendonça será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na quarta-feira (1º/12). A expectativa é de que a indicação vá ao plenário da Casa ainda nesta semana.

Pelas contas de lideranças evangélicas, o indicado ao Supremo terá ao menos 54 votos, mais do que os 41 mínimos necessários para ser aprovado no plenário do Senado.

Evangélicos cedem 8 jatinhos para senadores votarem em André Mendonça

Já o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem dito a interlocutores contabilizar de 47 a 50 votos para rejeitar a indicação do “terrivelmente evangélico” à Corte.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?