metropoles.com

STF torna vice de Cláudio Castro inelegível

Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram a favor de Washington Reis; Cláudio Castro é o candidato de Bolsonaro no RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Cláudio Castro e Washington Reis
1 de 1 Cláudio Castro e Washington Reis - Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal confirmou a inegibilidade do vice de Claudio Castro, Washington Reis, nesta quarta-feira (30/8).

Gilmar Mendes, Ricardo Lewandoski e Edson Fachin votaram a favor da inegibilidade do vice de Castro. Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram contra.

Ex-prefeito de Duque de Caxias, cidade na Baixada Fluminense, Reis foi condenado por crime ambiental, que segundo a Justiça aconteceu entre 2001 e 2006.

Reis ainda tem direito de reverter a decisão baseado nos embargos infringentes. Esse instrumento jurídico pode ser usado toda vez que dois dos cinco ministros da turma votam pela absolvição do réu. Dessa forma, a ação pode ser julgada pelos onze ministros do STF, no plenário.

O governador do Rio de Janeiro, que tenta a reeleição pelo PL, disse à coluna, no dia 13 de agosto, durante um evento evangélico, que tinha certeza que Reis não ficaria inelegível, e que não tinha outro nome “na manga”.

Castro tem, agora, até o dia 12 de setembro para propor outro nome a vice em sua chapa.

(Atualização, às 20h26 de 30 de agosto de 2022: Em nota, a coligação da chapa de Cláudio Castro e Washington Reis afirmou que recorrerá ao plenário do Supremo. “A campanha confirma o nome de Washington Reis na candidatura a vice-governador e ressalta a confiança em sua absolvição e elegibilidade”.)

 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?