Genial/Quaest: no Rio, Castro lidera disputa com 25%; Freixo tem 19%

Pesquisa indica uma estabilidade na liderança das intenções de voto do atual governador e candidato à reeleição

atualizado 18/08/2022 7:24

Arte mostra as fotos do atual govrnador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o psolista Marcelo Freixo frente a frente, com a bandeira do estado atrás - Metrópoles Arte/Metrópoles

Pesquisa Genial/Quaest de intenção de votos para o governo do Rio de Janeiro aponta liderança do governador Cláudio Castro (PL) na corrida eleitoral. O atual titular do Palácio da Guanabara tem, no primeiro turno das eleições, 25% do eleitorado, enquanto o segundo colocado, Marcelo Freixo (PSB), está com 19%.

Na sequência, vêm Rodrigo Neves (PDT) e Cyro Garcia (PSTU), com 6% e 4% das intenções de voto, respectivamente. Os candidatos Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (UP) e Eduardo Serra (PCB) têm 2% do eleitorado, cada.

Brancos e nulos são 24% do total de eleitores, enquanto 13% ainda estão indecisos quanto ao voto. Os números são referentes à pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado.

Os números indicam uma estabilidade na liderança de Castro. Na última pesquisa do instituto, divulgada em julho, o atual governador concentrava os mesmos 25% de eleitores. Freixo, em contrapartida, caiu de 23% em julho para 19% em agosto.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

No caso da versão espontânea (quando os nomes não são apresentados), Cláudio Castro aparece com 10%, seguido de Freixo, com 6%. Neste caso, os indecisos são 78%. Já os outros candidatos representam 3%, mesmo índice daqueles de branco, nulo ou não que não pretendem votar.

Grau de segurança

A pesquisa também mediu o grau de segurança do eleitorado em relação ao voto. Mais da metade dos entrevistados (60%) disseram que ainda podem mudar de escolha sobre o voto, enquanto 38% asseguram que a escolha é definitiva. O restante se mostrou indeciso com a eleição para o Palácio da Guanabara.

Foram entrevistadas mais de 1,5 mil pessoas residentes do estado, entre eleitores com 16 anos ou mais, nos dias 12 a 15 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas face-a-face. A pesquisa está registrada no TSE e no TRE como RJ 07554/2022 e BR 08389/2022.

Mais lidas
Últimas notícias