metropoles.com

Paraná Pesquisas: 24,7% declaram voto em branco para governo do Rio

Nos votos válidos da versão estimulada, Claudio Castro (PL) e Freixo (PSB) lideram com 23,2% e 21,4%, respectivamente

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Arte mostra as fotos do atual govrnador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o psolista Marcelo Freixo frente a frente, com a bandeira do estado atrás - Metrópoles
1 de 1 Arte mostra as fotos do atual govrnador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o psolista Marcelo Freixo frente a frente, com a bandeira do estado atrás - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Os votos brancos e nulos chamam atenção em levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (6/6), para o governo do Rio de Janeiro. Na versão estimulada (quando o entrevistado é exposto a um número limitado de opções de escolha), brancos e nulos receberam 24,7% das citações.

Entre os candidatos, governador Claudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparecem em empate técnico, com 23,2% e 21,4% das intenções, respectivamente.

Depois, surgem Rodrigo Neves (PDT), com 8%; Coronel Emir Larangeira (PMB), com 2,6%; Felipe Santa Cruz (PSD), com 2,3%; Eduardo Serra (PCB), com 1,8%; Cyro Garcia (PSTU), com 1,7%; e Paulo Ganime (Novo), com 1%.

0

Já na versão de votos espontâneos (quando nenhuma alternativa é apresentada), 76,4% não sabem ou não responderam em quem vão votar, enquanto 8,9% disseram que votarão branco, nulo ou em ninguém. Já Cláudio Castro tem 7,4% em Claudio Casto, enquanto Freixo aparece com 5%.

Em seguida vêm Neves (1%); Clarissa Garotinho, do União Brasil (0,3%), Larangeira (0,1%), Santa Cruz (0,1%) e Ganime (0,1%).

A pesquisa está está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RJ-05855/2022 para os cargos de governador e senador no estado do Rio de Janeiro. A amostra foi de 1.540 eleitores, entrevistado entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2022. O nível de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5%.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Compartilhar notícia