metropoles.com

PGR pede derrubada de decreto de Bolsonaro sobre servidores públicos

Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer ao STF; partido alega que decreto de Jair Bolsonaro precariza serviço público

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ PR
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Divulgação/ PR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu, no último sábado (25/3), um parecer favorável à derrubada de um decreto de Jair Bolsonaro que coloca em risco a estabilidade de servidores públicos federais.

O decreto de Bolsonaro delega a ministros, ao presidente do Banco Central, dirigentes de autarquias, fundações e comandantes das Forças Armadas a competência para julgar processos administrativos e aplicar penalidades como demissão, exoneração de cargos comissionados e cassação de aposentadoria de servidores.

A medida é alvo de uma ação no Supremo Tribunal Federal, ajuizada pelo Partido Verde, por ser considerada inconstitucional. O PV alega que a demissão de servidores públicos por seus chefes imediatos precariza a estabilidade do serviço público.

A Advocacia-Geral da União (AGU), assim como a PGR, também se manifestou no processo, no último dia 23, e emitiu parecer favorável à derrubada do decreto de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?