Barroso pedirá para o STF julgar validade das federações no dia 3
Autor da liminar que liberou as federações nesta eleição, Barroso quer que o STF analise o tema em plenário já na próxima quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro do STF Luís Roberto Barroso pedirá para que o plenário físico do STF analise a legalidade das federações entre partidos na próxima quinta-feira (3/2). A decisão de incluir o tema na pauta é de Luiz Fux, presidente da Corte.
Barroso concedeu a liminar que encurtou o prazo para partidos formalizarem as federações. O ministro julgou que as siglas devem oficializar a aliança até seis meses antes da eleição, marcada para outubro.
Se forem aprovadas, as federações serão uma novidade para o pleito deste ano. Os partidos que adotarem o modelo de aliança terão de criar um estatuto conjunto e atuar por quatro anos como se fossem uma única sigla.
A expectativa no STF é de que a legalidade das federações seja reconhecida pela maioria dos ministros, mas não há um entendimento claro sobre qual será a decisão sobre os prazos estabelecidos por Barroso.
O julgamento interessa principalmente ao PT e ao PSB, que pediram para o TSE conceder mais tempo para as siglas formalizarem as federações.

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022 Rafaela Felicciano/Metrópoles

A seguir, os candidatos à Presidência Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles



Ciro Gomes, do PDT JP Rodrigues/Especial para Metrópoles

Felipe d'Ávila, do Novo Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro, do PL Alan Santos/PR

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles

Leonardo Péricles, do UP Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT Fábio Vieira/Metrópoles



Simone Tebet, do MDB Igo Estrela/Metrópoles